Connect with us

Geral

Ação vistoria 445 comércios e aborda 760 veículos no fim de semana

imagem 227

A Guarda Municipal de Campinas abordou 1.262 pessoas durante a operação Toque de Recolher no último final de semana, entre as 21h da sexta-feira, 28 de maio, e as 5h desta segunda-feira, 31. Os setores de fiscalização da Prefeitura estiveram em 445 estabelecimentos comerciais e dez foram lacrados por desrespeitarem as normas sanitárias contra a pandemia. Nesta semana, por causa do feriado prolongado, as ações serão reforçadas a partir da noite de quarta-feira, dia 2 de junho, para coibir principalmente festas e aglomerações.

 

 

Advertisement

 

 

Nestes últimos sábado e domingo, um total de 760 veículos foram abordados pelas equipes durante o Toque de Recolher. Na sexta-feira, foram 311 veículos, e 470 pessoas orientadas sobre as medidas de contenção; 232 no sábado, com 369 pessoas orientadas; e 217 veículos de domingo para segunda-feira, com mais 423 pessoas abordadas pelos guardas municipais.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

As fiscalizações mobilizaram servidores da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Serviços Técnicos Gerais (Setec), Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Defesa Civil e Procon (Defesa de Proteção ao Consumidor), com apoio da Guarda Municipal.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Dos 445 estabelecimentos comerciais fiscalizados no fim de semana, houve dez lacrações por descumprimento de medida sanitária. Nove bares foram lacrados na sexta-feira durante uma ação, coordenada pela Vigilância Sanitária, que percorreu 60 bares em diversos bairros e mobilizou 60 profissionais, divididos em cinco equipes.

 

 

Advertisement

 

Essa operação teve início às 21h nos bairros Cambuí, Taquaral, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Londres, Jardim Campos Elíseos, Jardim Leonor, Parque das Universidades e Parque Universitário de Viracopos, e contou com a participação do Procon, Seplurb, Setec, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícias Civil e Militar.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Antes da ação integrada, a Vigilância Sanitária fiscalizou, na sexta-feira, outros 19 estabelecimentos, como lojas de conveniência, padarias, lanchonetes, academias e restaurantes nos bairros Chapadão e Castelo, para verificar o cumprimento das medidas sanitárias. Não houve autuações.

 

 

Advertisement

 

Outros dez comércios foram fechados pelos fiscais, seis no sábado e quatro no domingo, por diversas irregularidades encontradas nas vistorias do fim de semana.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Feriado prolongado

 

 

Advertisement

 

A fiscalização da Prefeitura será ampliada durante o próximo final de semana prolongado do feriado de Corpus Christi. Segundo o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi, as ações começarão a partir da quarta-feira à noite.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Nós intensificaremos o patrulhamento com equipes da Guarda Municipal em regiões onde há maior concentração de bares, como o Cambuí, e em outros locais onde há uma demanda recorrente sobre ocorrências de aglomeração. Também estaremos atentos às chácaras onde são realizadas festas clandestinas”, explica o secretário.

 

 

Advertisement

 

 

Biggi também alerta que festas em condomínios serão fiscalizadas e que é importante a população colaborar denunciando situações de descumprimento das medidas sanitárias contra a pandemia.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, e pelo 156. A Prefeitura realiza ações contínuas e sistemáticas de fiscalização, tanto em operações individuais de rotina de cada órgão quanto ações conjuntas contra a Covid-19.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare