Connect with us

Indaiatuba

Ação para vacinar contra a febre amarela acontece sábado em 4 Unidades de Saúde

Publicado

em

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI

Considerando o avanço da febre amarela desde 2017 e com ocorrência de casos e óbitos, sendo que em 2019 foi confirmado um óbito em Serra Negra, o Estado de São Paulo irá intensificar a vacinação. Indaiatuba participa da ação que será realizada no sábado (29) em quatro Unidades de Saúde que ficarão abertas das 8h às 14h exclusivamente para a vacinação da febre amarela em pessoas que não possuem nenhuma dose desta imunização. As Unidades de Saúde que estarão funcionando são: PSF Jardim Camargo Andrade; UBS 4 Jardim Morada do Sol; UBS 10 Jardim Califórnia; PSF Parque Corolla.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de 2009 a 2018 a foram vacinadas contra febre amarela em torno de 167 mil pessoas uma cobertura de quase 80%. A vacina é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente a todos os Estados. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde, respaldada por estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

Saiba mais

Segundo informações do Ministério da Saúde a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem: início súbito de febre; calafrios; dor de cabeça intensa; dores nas costas; dores no corpo em geral; náuseas e vômitos; fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.

Depois de identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas, e se você observou mortandade de macacos próximo aos lugares que você visitou, assim como picadas de mosquito. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como: febre alta; icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos); hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal); eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Indaiatuba

2ª dose da Coronavac para idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde acontece 3ª-feira (9)

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba informa que a 2ª dose para idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que já completaram 21 dias de espera após a 1ª dose acontece na terça-feira (9) das 9h às 16h no CET (Centro Esportivo do Trabalhador). As pessoas nesse grupo serão convocadas pelo e-mail de cadastro no Minha Vacina, ou podem entrar no sistema e conferir o status. É importante respeitar o horário de convocação no sistema Minha Vacina para não formar fila de espera extensa.

A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco.

Continue Lendo

Indaiatuba

Cras Jovem estuda retomada das atividades de forma on-line

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Na quarta-feira (03) estiveram reunidos no Educandário Deus e a Natureza a equipe técnica do Cras Jovem, a diretora de Proteção Básica, Maria Cristina, e o secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro. O encontro teve como objetivo apresentar possibilidades para a retomada on-line de algumas atividades para os participantes do Cras Jovem.

O secretário de Assistência Social Hélio Ribeiro reforçou a importância da parceria entre executivo municipal e o Educandário Deus e a Natureza. “Esse trabalho em conjunto acrescentou ao Cras Jovem vários pontos positivos ao atendimento dos jovens em vulnerabilidade social. Esse serviço é de suma importância e ao mesmo tempo que nossa cidade está passando por um dos piores momentos da pandemia, precisamos nos planejar e nos reinventar para apresentar possibilidades de transformação social aos participantes do projeto”, comentou o secretário.

De acordo com o coordenador do Cras Jovem, Renato Nogueira, as ações mesmo que de forma on-line são muito importantes para os participantes. “Neste momento de isolamento social precisamos chegar a estes jovens, mesmo que seja de forma remota. O importante é manter o vínculo e mostrar que mesmo nesse cenário de pandemia podemos transformar socialmente a vida das pessoas que estão ao nosso redor”.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 318 / COVID-19 / quinta-feira, 04 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 04 de março, o registro de mais 21 casos positivos de Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 347 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 91 casos descartados. Não ocorreu óbitos pela doença nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 15.242 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.817 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 361 evoluíram a óbito e 2.019 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 83 internados, dos quais 64 estão confirmados para Covid-19. Do total, 45 estão em leitos clínicos e 38 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 67%

Santa Ignês: 93%

UTI

Haoc: 100%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo









<





Populares