Connect with us

Geral

Ação inspeciona farmácias que fazem testes de Covid-19

imagem 98

A Vigilância Sanitária realiza nesta semana uma ação em farmácias de Campinas que fazem testes para detecção de Covid-19. Quatro farmácias já foram inspecionadas desde terça-feira, dia 19 de janeiro. A ação foi motivada porque as farmácias estavam realizando testes para os quais não têm autorização, como os de PCR, que não são testes rápidos e exigem a coleta de secreção e envio a laboratório para a realização do teste.

 

 

Advertisement

Os técnicos da Vigilância também verificaram se as salas estavam sendo utilizadas exclusivamente para a realização dos testes. Todas as farmácias foram autuadas para se regularizarem. Outros estabelecimentos também passarão por inspeção.

 

 

Advertisement

A realização de testes PCR é privativa de postos de coletas de laboratórios clínicos e não pode ser feito em farmácias. Estes estabelecimentos podem fazer testes rápidos imunocromatográficos para os quais a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu autorização emergencial por conta da excepcionalidade da pandemia. Porém, para realizar testes rápidos de antígeno, que utilizam secreções e não sangue, a farmácia deve possuir sala com sistema de ventilação que evite a contaminação do local e de trabalhadores.

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare