Connect with us

Geral

Ação da Assistência e da Saúde atende 12 pessoas na região do Borto

imagem 266

Uma ação conjunta do SOS Rua e do Consultório na Rua, nesta segunda-feira, dia 25 de julho, resultou no atendimento de 12 pessoas em situação de rua nas imediações da Praça Iolanda Aparecida Villela Dirani, conhecida como “Borto”, na região Leste de Campinas.
Trata-se de uma ação voltada para indivíduos que precisam de abordagens de vários segmentos do poder público, principalmente na área de dependência química”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
As abordagens conjuntas visam o atendimento humanizado da população em situação de rua e o devido encaminhamento para serviços de Saúde e de Assistência Social. As equipes realizam os atendimentos com o objetivo de identificar demandas e orientar a população sobre os serviços disponíveis.
Durante a ação houve distribuição de água, equipamentos de proteção individual, materiais de redução de danos e preservativos. Os atendidos foram encaminhados para serviços de assistência e documentação, assim como também foram feitos combinados de atendimentos de saúde.
SOS Rua
Diariamente, as equipes do SOS Rua realizam abordagens para a população em situação de rua. A Operação Inverno amplia o período de acolhimento do serviço SOS Rua das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
Desde a primeira semana do mês de maio, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.
Desde 5 de maio, a secretaria também ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 80 vagas na Casa da Cidadania.
Consultório na rua
A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas).
O foco do atendimento é voltado para doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. O Consultório na Rua orienta essa população sobre doenças, como as sexualmente transmissíveis e hepatites e realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare