Connect with us

Geral

Abertas inscrições para próxima visita monitorada à Mata de Santa Genebra

imagem 118

Fazer um passeio ao ar livre, com a família, e conhecer um pouco da vida na floresta e as curiosidades dos seus moradores é o convite que a Fundação José Pedro de Oliveira faz para os amantes da natureza para que participem da próxima Visita Monitorada à Mata Santa Genebra. O evento será neste domingo, dia 2 de fevereiro, a partir das 9 horas.

 

 

Advertisement

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever acessando o endereço https://forms.gle/ThM4FfQ2GqXeSSsdA . A inscrição somente será considerada efetivada após o recebimento de e-mail de confirmação.

 

 

Advertisement

O percurso tem aproximadamente 5 km, sendo 1,2 km de caminhada por trilha no interior da mata e 3,8 km pela estrada que contorna a floresta. Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a biodiversidade da ARIE Mata de Santa Genebra, uma floresta de grande importância em nossa região. Por isso, o local recebe a denominação de ARIE, sigla que significa Área de Relevante Interesse Ecológico.

 

 

Advertisement

Todos os visitantes deverão obrigatoriamente trajar calça comprida e calçado fechado. É indicado o uso de garrafinhas d’água, protetor solar e repelente para insetos. É recomendado também que os participantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela há mais de dez dias.

 

 

Advertisement

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ ou pelo e-mail [email protected] .

 

 

Advertisement

A Fundação fica na Rua Mata Atlântica, nº 447, Bosque de Barão Geraldo.

 

 

Advertisement

Mata de Santa Genebra

 

 

Advertisement

Localizada no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, a Unidade de Conservação Arie Mata de Santa Genebra é o maior remanescente de Mata Atlântica da Região Metropolitana de Campinas e uma das maiores florestas urbanas do País.

 

 

Advertisement

A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. São mais de 600 espécies de plantas e 337 espécies de animais, sendo 227 aves, 51 mamíferos, 33 répteis, 21 anfíbios e cinco de peixes.

 

 

Advertisement

A Mata é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, uma autarquia municipal, que desenvolve diversas linhas de pesquisa com o objeto de registrar as espécies presentes e preservar a área. Também é usada por pesquisadores de diversas regiões como fonte de estudo.

 

 

Advertisement

No local, também são realizadas diversas atividades voltadas para a população, também com o objetivo de aproximar a comunidade da floresta, sempre com foco na preservação. Entre as atividades realizadas estão a Visita Monitorada (para a comunidade e escolas); O programa A Mata Vai; o Ecoférias na Mata; o projeto Fotografia da Natureza na Mata; o Construtores de Florestas; o #vemborboletar; o programa de Voluntariado; além da Feirata – a Feira da Mata e a Corrida Ecológica Mata de Santa Genebra.

 

Serviço:

Advertisement

 

 

Visita Monitorada à ARIE Mata de Santa Genebra

Advertisement

 

Data: domingo, dia 2 de fevereiro

 

Advertisement

Horário: das 9h às 11h30

 

Local: Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra (Rua Mata Atlântica, nº 447, Bosque de Barão Geraldo)

Advertisement

 

Inscrições: https://forms.gle/ThM4FfQ2GqXeSSsdA .

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare