Connect with us

Geral

Abertas inscrições para minicurso dirigido aos profissionais da Educação

imagem 36

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Campinas revisitada: História, memória e patrimônio cultural na construção da cidade” dirigido para profissionais da Secretaria de Educação. Os interessados devem acessar o link http://educacaoconectada.campinas.sp.gov.br/mini-curso-campinas-revisitada-historia-memoria-e-patrimonio-cultural-na-construcao-da-cidade para participar. O prazo vai até 30 de julho. O curso será realizado em agosto e tem carga horária de 18 horas. São 20 vagas para docentes da Rede Municipal de Ensino.

Neste curso, os professores terão a oportunidade de aprender a utilizar, em sala de aula, documentos relativos à história e memória de Campinas para incentivar os alunos a aprenderem sobre o passado da cidade. Os documentos fazem parte do Arquivo Municipal de Campinas.

O treinamento prevê também oficinas com documentos e visitas ao centro da cidade, apresentação e debates de produções teóricas, de reportagens e outros materiais que sirvam de subsídio para a introdução e aprofundamento de questões que envolvem a história e o patrimônio cultural.

Advertisement

“A partir das fontes documentais do Arquivo Histórico, pretende-se construir um “mapa” da história das transformações urbanas da cidade e também do patrimônio cultural edificado resultante desse processo. O curso visa ainda proporcionar a formação continuada de profissionais do patrimônio e professores do ensino fundamental e ensino médio em habilidades e estratégias que se conjugam aos debates sobre História, Memória e Patrimônio, sobretudo àqueles que possuem relação com a cidade de Campinas”, explica a especialista na Coordenadoria Setorial de Arquivo Municipal, Rita de Cássia Francisco, que participará do curso como convidada.

 

Projeto

Advertisement

O minicurso faz parte de um projeto intitulado “Digitalização e informatização da Série 102 – Processos de licença para obras particulares de edificações”, de Philippe Arthur dos Reis, que é doutorando em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Arquivo Municipal.

Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 19 de 2018 do Programa de Ação Cultural (Proac) no concurso de apoio a projetos de difusão e acesso em arquivos permanentes no Estado de São Paulo.

O projeto contempla ainda uma exposição e uma mesa aberta com o objetivo de despertar a atenção da comunidade para o acervo sobre a cidade de Campinas e sua arquitetura. Além disso, está em fase final a digitalização de cerca de 3 mil documentos, o que vai facilitar a consulta e preservação.

Advertisement

 

 

Serviço:

Advertisement

Minocurso “Campinas revisitada: História, memória e patrimônio cultural na construção da cidade” para professores da Rede Municipal sobre o Arquivo Municipal

Carga horária: 18h

Cronograma: Sextas-feiras: dias 02/08, 09/08, 16/08, 23/08, 30/08, das 8h30 às 11h e Sábado: dia 31/08, das 8h30 às 11h, visita ao Centro da cidade.

Advertisement

Local: Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Prof. Milton de Almeida Santos (Cefortepe) – R. Dr. Emílio Ribas, 880 – Cambuí.

 

Ministrante: 

Advertisement

Prof. Dr. Lindener Pareto Jr.

Historiador, bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2016) é Professor Doutor na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), ministrando as disciplinas de História Contemporânea, História do Brasil República, Educação em Direitos Humanos e História e Patrimônio Cultural. Pesquisador de Pós-doutorado, PNPD/CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado), no programa de Pós-Graduação em História (PPGH-IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de História da Arquitetura, das Cidades e do Patrimônio (2018-2019).

Convidada

Advertisement

Dra. Rita de Cássia Francisco

Arquiteta pela FAUUSP, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (CECI – UFPE, 2006), mestre e doutora em Arquitetura e do Urbanismo (FAUUSP, 2007; 2013). É servidora pública da Prefeitura Municipal de Campinas, onde atua como especialista na Coordenadoria Setorial de Arquivo Municipal, desenvolvendo pesquisas e propostas de políticas públicas para a área.

 

Advertisement

Organizadores

Prof. Dr. Lindener Pareto Jr.

Prof. Me Philippe Arthur dos Reis

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare