Usina Verde de Compostagem é apresentada no Portas Abertas do IAC
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas está participando do Portas Abertas, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19 de novembro, das 9h às 17h, com estande sobre a Usina Verde de Compostagem, parte do projeto Reciclar Verde, no saguão da sede, que fica na Av. Barão de Itapura.
O evento é organizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e receberá instituições, estudantes e visitantes em geral, que poderão conhecer algumas das estruturas de pesquisa agronômica do IAC.
A diretora técnica da Secretaria de Serviços Públicos, Márcia Calamari, conta que foram levados materiais da Usina Verde para demonstração ao público. No estande há caixas de acrílico com resíduos verdes, embalagens com o adubo orgânico produzido, uma maquete da usina, panfletos e outros materiais informativos e um filme sobre a Usina será exibido no auditório, durante o evento.
“É um evento muito importante, em nível estadual. O material que estamos levando será distribuído aos visitantes. Os técnicos da Secretaria, da Sanasa e do IAC explicarão aos visitantes o funcionamento da Usina Verde”, diz Márcia.
O projeto para implantar a Usina Verde de Compostagem em Campinas foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e funciona em parceria com a Sanasa, a Ceasa e o IAC. A usina ocupa uma área de 17 hectares dentro da Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), onde também fica a sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela produção. São processadas cerca de 100 toneladas de resíduos por dia.
Durante o evento Portas Abertas, os seis institutos que fazem parte da Apta também estão participando: IAC, Instituto Biológico, Instituto de Tecnologia de Alimentos, Instituto de Zootecnia, Instituto de Pesca e Instituto de Economia Agrícola.
O Portas Abertas IAC acontece nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 17h, na sede do IAC, na Avenida Barão de Itapura, 1481, Guanabara, Campinas.