Decreto regulamenta a implantação do serviço de Telessaúde em Campinas
A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 21 de setembro, o decreto que regulamenta a implantação do serviço de Telessaúde (telemedicina e teleassistência) no município. O objetivo é ampliar o atendimento na rede municipal e reduzir os riscos de doenças.
Com a medida será possível atender os pacientes de forma remota; ter maior integração dos profissionais dos vários serviços dos centros de saúde, especialidades e área hospitalar, além de promover a prevenção do agravamento de doenças crônicas.
“A telessaúde já é uma realidade em muitos serviços. Ela não exclui o atendimento presencial, que será mantido, mas pode agilizar o diagnóstico e otimizar o tratamento”, disse a diretora de Saúde, Sara Sgobin.
O decreto também define termos como teleconsulta, teleinterconsulta, telematriciamento, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação e telesupervisão/teletutoria.
Empresa
No mês passado, a Prefeitura de Campinas homologou o pregão eletrônico para a contratação da empresa SAS Smart Brasil Informação e Monitoramento Ltda, que vai implantar a plataforma de telessaúde nos centros de saúde, policlínicas e nos atendimentos de consultas de especialidades dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. O processo está em fase de assinatura de contrato e tramita na Prefeitura. Depois de assinado, será dada a ordem de serviço para começar a implantação do sistema, com capacidade de 70 mil consultas on-line por mês.