Cerimônia do Sino da Paz homenageia Gifu, Cidade da Paz, irmã de Campinas
A Prefeitura de Campinas realizou a cerimônia do Sino da Paz Celestial nesta quinta-feira, 7 de julho, na área externa do Paço Municipal. Esta é a 31ª vez que o município faz a homenagem à cidade japonesa de Gifu, que foi bombardeada pelas forças aliadas no dia 9 de julho de 1945, no final da 2ª Guerra Mundial. Em 1988, Gifu se declarou “Cidade da Paz” e, desde então, o município compartilha a celebração do Sino da Paz com 300 cidades do redor do mundo. Campinas se tornou cidade-irmã de Gifu em 1982.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, tocou o sino junto com outras autoridades, em gesto que simboliza a solidariedade ao povo japonês. Assim como os demais presentes, ele pendurou uma mensagem em um arranjo de bambu próximo ao sino, também replicando o costume dos moradores de Gifu durante esta celebração.
Em seu discurso, o prefeito lamentou que, apesar dos avanços tecnológicos, os conflitos ainda sejam resolvidos pelas armas, e afirmou que Campinas se sente honrada em fazer parte da homenagem. “Os povos que passaram por situações dramáticas sabem valorizar a paz. Não podemos jamais nos esquecer da importância da paz”, concluiu.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, tocar o sino emociona pela sua simbologia: “fazemos questão de promover essa cerimônia para celebrar a paz entre os povos”, afirmou.
Para o presidente do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada, o Sino da Paz permite que pelo menos uma vez por ano seja feita uma reflexão sobre sua importância. Ele destacou que “a paz no mundo começa dentro de cada um de nós”.
Durante a cerimônia, Isa Toyota cantou a música Kampai, que significa brinde, um momento de celebração após o mundo passar pelo período mais crítico da pandemia. Também houve uma apresentação cultural de dança Soran e, atrás do sino, foi feita uma estrutura com dobraduras de Tsuru, uma ave japonesa sagrada símbolo da longevidade.
Participaram da cerimônia do Sino da Paz a representante do município de Gifu, Mina Matino; a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; a vereadora Débora Palermo e membros da colônia japonesa de Campinas.
O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação por meio do departamento de Cooperação Internacional. O Sino da Paz pode ser visitado pela população na parte externa do Paço Municipal, em frente ao posto do Poupatempo.