Geral

Corpo de Bombeiros Municipal atende ocorrência de incêndio no Jardim Dall’Orto

O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré e a Defesa Civil atenderam ontem, dia 16, uma ocorrência de incêndio próximo à Escola Municipal André Denadai, no Jardim Dall’Orto. Foram queimados aproximadamente 3 mil m² de mata e o tempo seco, os fortes ventos e a grande quantidade de pneus enterrados próximo ao local do incêndio dificultaram o trabalho da equipe, gerando muita fuligem. A operação contou ainda com o auxílio de voluntários e não houve vítimas.

“Estamos no período mais seco do ano, quando as ocorrências de incêndio aumentam. Nosso Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Guarda Municipal trabalham para prevenir este tipo de ocorrência, mas infelizmente nem sempre é possível. Nesses casos, estamos prontos para atender a população e garantir a segurança de todos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Segundo o Corpo de Bombeiros Municipal, devido aos ventos nesta época do ano e a baixa umidade do ar, pequenos focos podem tornar-se grandes incêndios, provocando a destruição de áreas verdes e trazendo riscos à saúde dos moradores. “Qualquer fagulha levada pelo vento pode provocar um grande incêndio. Por isso, é importante não atear fogo em lixo ou terrenos baldios, não lançar bitucas de cigarros pela janela dos carros ou próximo a vegetações secas, não soltar fogos de artifícios ou balões, e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 caso perceba algum foco de incêndio”, orientou o comandante Mario Bertolo.

Segundo a Lei Federal 9.605/98 (Lei Ambiental), provocar incêndio em mata ou floresta é crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa (se o crime for culposo – sem intenção –, a pena é detenção de seis meses a um ano, e multa).

RESIDÊNCIA

Na madrugada de sábado, dia 15, o Corpo de Bombeiros também esteve no Jardim Dall’Orto, mas para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na Rua Maria Hibener Campo Dall’Orto, envolvendo três irmãos, sendo dois homens e uma mulher. Um indivíduo foi encontrado em óbito e os demais encaminhados para atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko.

O Corpo de Bombeiros aguarda o resultado oficial da perícia para saber a causa do incêndio, mas de acordo com o homem sobrevivente, a vítima adormeceu na sala com um cigarro aceso nas mãos, o que teria causado as chamas iniciais, que se alastraram. Ao perceber a fumaça vindo da sala, o irmão tentou socorrer a vítima, mas as chamas impediram o resgate.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock