A região de Campinas foi atingida por fortes rajadas de vento durante esta quarta-feira, 10 de dezembro. O fenômeno, associado também aos efeitos da chuva que caiu entre a noite de terça (9) e a madrugada de quarta, resultou na queda de pelo menos dez árvores, em diferentes pontos do município.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Campinas determinou o fechamento dos 25 parques e bosques municipais na manhã desta quarta. A cidade permanece em Estado de Atenção, conforme orienta o Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) do Estado de São Paulo, devido ao acumulado significativo de chuvas: 107,8 milímetros registrados nas últimas 72 horas. A situação será reavaliada após 24 horas.
A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redmet) registrou a intensidade do vento: uma rajada de 77,7 km/h às 10h24 e ventos sustentados de 59 km/h às 13h18 nos Amarais.
Ocorrências
Dez quedas de árvores nos seguintes bairros: Vila Lídia, Jardim Chapadão, Jardim do Lago (sobre a rede elétrica), Vila São Bento, Jardim Leonor, Parque Jatibaia, Jardim Campo Belo, Jardim Santa Genebra, Recanto dos Dourados (sobre a rede elétrica), Jardim Nossa Senhora de Lourdes.
Três quedas de galhos de árvores nos bairros: Chácaras Campos Elíseos, Taquaral e Vila Proost de Souza.
Um imóvel em risco na Vila Lídia;
Um alagamento de imóvel no Jardim dos Oliveiras.
É importante destacar que árvores saudáveis podem cair com a força do vento, da chuva e devido ao solo encharcado.
Previsão do tempo para os próximos dias
Com base na previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, os próximos dias terão predominância de sol, mas o tempo instável deve retornar já no fim de semana. Confira:
Quinta-feira (11/12): entrada de uma massa de ar mais seco, manterá as condições de sol na região. Temperatura variando entre 19°C e 29ºC. Ventos perdem a intensidade
Sexta-feira (12/12): Sol com aumento de nuvens e possíveis pancadas de chuva à tarde. Temperaturas entre 20°C e 30°C.
Fim de Semana: Retorno do tempo instável, com chuvas previstas principalmente no período da tarde.
Recomendações da Defesa Civil
“A Defesa Civil segue monitorando os efeitos do ciclone no Sul do país e alerta que ainda há previsão de rajadas de vento forte para a região de Campinas e todo o Estado de São Paulo. A população deve redobrar os cuidados”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Veja as principais orientações:
Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência.
Evite ficar em locais externos durante ventos fortes.
Não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis.
Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores.
Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes.
Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água.
Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
A Defesa Civil reforça a importância de que todos fiquem atentos às condições do tempo e adotem as medidas de segurança para proteger a vida e o patrimônio.
Como receber os alertas
A população pode receber avisos oficiais de duas formas:
Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.
SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.
Serviço:
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.







