Geral

Começa internação de pacientes com Covid na UTI do Hospital Metropolitano

A Rede Mário Gatti iniciou nesta sexta-feira, dia 12 de março, a internação de pacientes na UTI aberta no Hospital Metropolitano. São 15 leitos na unidade. Já o Hospital Mário Gatti abrirá mais 20 leitos na próxima terça-feira. Mais estruturas estão sendo contratadas na rede conveniada e a expectativa é que, na próxima semana, o SUS Municipal chegará a uma oferta de 160 leitos de terapia intensiva exclusiva para pacientes graves com Covid-19.

 

 

A estrutura disponibilizada ultrapassará a que existia no auge da pandemia, em junho, julho e agosto, quando o SUS Municipal ofertava, em média, 150 leitos. Haverá também ampliação de oferta de leitos de enfermaria até a próxima semana. Serão mais 28 leitos no Hospital Ouro Verde, sendo que dez serão abertos no dia 16 e outros 18 até o dia 20. Com isso, a oferta de estruturas de enfermarias no SUS Municipal chegará a 205 leitos, incluindo contratação na rede conveniada.

 

 

“A abertura de leitos não vai reduzir a pandemia. O que vai resolver essa situação é a redução da circulação de pessoas e da transmissão do vírus. Por isso, apelo às pessoas que puderem, que façam pedidos pelas redes sociais e falem para os amigos que não aglomerem, evitem festas, churrasquinhos, baladas, confraternizações, principalmente onde tem uso de bebida alcoólica”, afirmou o prefeito Dário Saadi em live nesta tarde.

 

 

O álcool, disse, deixa as pessoas com comportamentos menos responsáveis, elas relaxam no uso de máscaras e acabam levando o vírus para suas casas. “Muitos idosos internados relatam que foram infectados em contato com filhos ou amigos que estiveram em festas”, afirmou o prefeito.

 

 

Dário informou que a capacidade de ampliação de leitos, tanto na rede pública quanto privada, está chegando ao limite e disse esperar que, na próxima semana, a Unicamp abra os dez leitos de UTI e 18 de enfermaria anunciados nesta sexta-feira.

 

 

Há expectativa de outros 20 leitos de UTI do Estado no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas. O governo estadual se comprometeu a instalar a estrutura até o final do mês, mas o prefeito, em reunião ontem com o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pediu que a instalação seja antecipada para o dia 20.

 

  

“A possibilidade de ampliação no SUS Municipal está atingindo o ápice do ponto de vista instalação de leitos, e o mesmo já está ocorrendo na rede privada”, afirmou o secretário de Saúde, Lair Zambon. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock