Geral

Campinas registra aumento de casos de picadas de escorpião, saiba como se prevenir

Campinas registrou, nos primeiros sete meses de 2023, 323 casos de picadas de escorpião, segundo dados da Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), colocando em alerta a população e as autoridades locais.

Especialistas apontam que os escorpiões têm encontrado, nas áreas urbanas, um ambiente propício para a sua reprodução, o que contribui para a sua crescente presença nas residências e estabelecimentos da cidade. Alertam também que esses animais se reproduzem com facilidade e, para evitar infestações dentro das casas, recomendam a colocação de barreiras físicas em locais como ralos, frestas e interruptores, uma vez que o controle químico tem se mostrado pouco eficiente.

Além dessas medidas, é aconselhável vedar caixas de gordura, inspecionar cuidadosamente toalhas de banho, sapatos e roupas antes de vesti-los e manter a cama afastada da parede. Tais precauções podem auxiliar na prevenção desses encontros indesejados.

O que fazer em casos de picadas de escorpião?

É crucial buscar ajuda médica imediatamente, caso seja picado, já que ela pode ser perigosa, especialmente para crianças e idosos, podendo causar reações adversas e complicações de saúde. Portanto, a recomendação é que a vítima siga imediatamente para o serviço de saúde mais próximo em caso de picada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock