Connect with us

Geral

9 cursos de forma online e gratuita na Unicamp

Publicado

em

unicamp

UNICAMP ainda mantém liderança entre as maiores e melhores Universidades do Brasil. Corresponde a 8% de pesquisa acadêmica e 12% de Ensino em graduação e pós-graduação.

Foi fundada em 1966 e anualmente são formados mais de 800 Doutores, profissional capacitados de várias áreas de atuação e prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. A UNICAMP está oferecendo 9 cursos online gratuitos através da plataforma Coursera.

Coursera é uma das plataformas de cursos online MOOC mais renomadas do mundo. Reúne as melhores Instituições de Ensino de todo o planeta. Confira agora quais são os cursos oferecidos pela UNICAMP.

1 – Processamento Digital de Sinais – Amostragem

Pudemos presenciar uma grande revolução digital ao longo dos anos e neste curso, você irá compreender qual foi o ingrediente essencial para este grande avanço, a amostragem.

Neste curso, você aprenderá mais sobre o conceito amostragem e como ele permite que músicas e sinais possam ser armazenados e acessados em dispositivos digitais.

Carga horária: 12 horas

Ministrado por: Renato da Rocha Lopes, professor da Faculdade de Engenharia da Computação.

Material didático: Sim

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

2 – A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte

Este curso é ideal para quem possui grande interesse na área de desenvolvimento e pesquisa de jogos. Neste curso você irá compreender os conceitos fundamentais através de videoaulas completas e interativas.

Além disso, o aluno poderá rascunhar um projeto de videogame e compartilhar com o público para obter um feedback objetivo.

Carga horária: 7 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 7 módulos, totalizando 21 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios complementares.

Ministrado por: Julia Stateri, Doutoranda no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais; Edson do Prado Pfutzenreuter, Professor Doutor no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais.

Certificado: Sim

Material didático: Sim

Nível: Iniciante

3 – Como criar jogos 2D para iPhone e iPad

Uma das maneiras mais rentáveis de criar um negócio, é oferecer soluções para IPad ou IPhone. E através deste curso completo, você poderá criar seu próprio jogo para estas duas modalidades de dispositivos móveis.

Neste curso, você aprenderá os princípios do desenvolvimento de jogos, conhecerá a ferramenta essencial, o Spritekit e o GameCenter.

Carga horária: 4 a 5 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 5 módulos, totalizando 36 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

4 – Como aprimorar e monetizar seu aplicativo para iOS e Apple Watch

Neste curso você aprenderá mais do que fazer um simples aplicativo. Você terá acesso a um conteúdo completo com passo a passo de como criar seu próprio aplicativo com diversas funcionalidades.

Aprenderá ainda como fazer com que seu aplicativo se conecte com a Apple Watch. Além disso, aprenderá também como monetizar seu aplicativo depois de pronto e publicado.

Carga horária: 4 semanas (estimadas 1 hora por semana)

Módulos: 4 módulos, totalizando 35 vídeos + conteúdo de leitura e questões.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

5 – O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Neste cenário de mercado competitivo, é essencial que o empreendedor adquira habilidades únicas e competências que colaboram com o sucesso crescente.

Neste curso, você aprenderá as principais competências para gerenciar um negócio, como aplicar conhecimentos de desenvolvimento pessoal e profissional, como aumentar sua rede de networking, etc.

Carga horária: 10 a 12 horas

Módulos: 7 módulos, totalizando 33 videoaulas + conteúdo de leitura e testes.

Material didático: Sim

Ministrado por: Paulo Lemos, professor na Escola de Extensão – EXTECAMP da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

6 – Criando e publicando um aplicativo para iPhone e iPad na App Store

Através deste curso completo, você será capaz de desenvolver, criar e publicar um aplicativo na Apple Store. Você poderá também acompanhar o desempenho dele no mercado e fazer sua divulgação.

Carga horária: 7 semanas

Módulos: 7 módulos, totalizando 14 videoaulas + exercícios práticos e material para leitura.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

7 – Como criar um aplicativo para iPhone

Neste curso completo, você irá conhecer a linguagem de programação Swift da Apple. Também será apresentado ao XCode, o ambiente de desenvolvimento da Apple, onde você poderá criar jogos e aplicativos para IPhone.

Você será capaz de desenvolver facilmente um aplicativo para dispositivos IPhone, através de passo a passo e materiais didáticos completos.

Carga horária: 1 ou 2 horas por semana

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

8 – Pluralidades em Português Brasileiro

O objetivo deste curso é expandir a consciência intercultural e desenvolver habilidades de leitura e compreensão auditiva em relação ao português brasileiro com a língua estrangeira. O curso visa explorar temas culturais e diversidade linguística.

Você aprenderá neste curso, o uso contextualizado do português brasileiro em várias situações comunicativas, textos orais, escritos e multimodais para o uso do desenvolvimento de habilidades de leitura, vocabulário e compreensão auditiva.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 2 a 4 horas por semana)

Material didático: Sim

Ministrado por: Ana Rute Mendes, Bachelor in Media Studies; Paula Rodrigues Furtado, Mestrado em linguística aplicada na UNICAMP; Raquel Rodrigues Calda, Graduada em Linguagem Moderna na UNICAMP; Denise Bértoli Braga, Graduada em idiomas português/inglês pela Universidade do Paraná e Mestrado em Linguística na Universidade do Paraná; Cláudia Hilsdorf Rocha, Licenciada em Linguagem e Literatura Inglesa pela UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Avançado

9 – Como criar aplicativos com múltiplas telas para IPhone

Neste curso, que também faz parte da série desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad, você aprenderá como criar um aplicativo capaz de navegar por múltiplas telas.

Aprenderá ainda como mostrar ao usuário dados ao usuário, através de tabelas, como criar múltiplos botões e controles. Tudo isso, tendo como base o software de criação da Apple, o Swift.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 1 ou 2 horas semanais)

Módulos: 5 módulos, totalizando 30 videoaulas + material para leitura e questionários práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante/Intermediário

Geral

Liberadas mais vagas para vacinar gestantes da área da saúde contra Covid

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reabrir, a partir das 19h desta quarta-feira, 5 de maio, o agendamento para a vacinação de trabalhadoras de saúde
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas as profissionais que têm graduação ou curso técnico na área e as mulheres que trabalham no setor, incluindo recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros, além de cuidadoras de idosas registradas por empresas da área.
Profissionais de saúde devem apresentar o registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante, além de comprovante de trabalho no setor, que pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função) ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa.
Grávidas e puérperas terão que levar o cartão pré-natal (caderneta da gestante). As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Todas as agendadas terão que apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, documento oficial com foto e comprovante de residência no município em seu nome.

Continue Lendo

Geral

Aberto agendamento para vacinação de pessoas a partir dos 60 anos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas zera fila de espera por leitos de enfermaria e UTI-Covid

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares