Connect with us

Geral

9 cursos de forma online e gratuita na Unicamp

Publicado

em

unicamp

UNICAMP ainda mantém liderança entre as maiores e melhores Universidades do Brasil. Corresponde a 8% de pesquisa acadêmica e 12% de Ensino em graduação e pós-graduação.

Foi fundada em 1966 e anualmente são formados mais de 800 Doutores, profissional capacitados de várias áreas de atuação e prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. A UNICAMP está oferecendo 9 cursos online gratuitos através da plataforma Coursera.

Coursera é uma das plataformas de cursos online MOOC mais renomadas do mundo. Reúne as melhores Instituições de Ensino de todo o planeta. Confira agora quais são os cursos oferecidos pela UNICAMP.

1 – Processamento Digital de Sinais – Amostragem

Pudemos presenciar uma grande revolução digital ao longo dos anos e neste curso, você irá compreender qual foi o ingrediente essencial para este grande avanço, a amostragem.

Neste curso, você aprenderá mais sobre o conceito amostragem e como ele permite que músicas e sinais possam ser armazenados e acessados em dispositivos digitais.

Carga horária: 12 horas

Ministrado por: Renato da Rocha Lopes, professor da Faculdade de Engenharia da Computação.

Material didático: Sim

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

2 – A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte

Este curso é ideal para quem possui grande interesse na área de desenvolvimento e pesquisa de jogos. Neste curso você irá compreender os conceitos fundamentais através de videoaulas completas e interativas.

Além disso, o aluno poderá rascunhar um projeto de videogame e compartilhar com o público para obter um feedback objetivo.

Carga horária: 7 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 7 módulos, totalizando 21 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios complementares.

Ministrado por: Julia Stateri, Doutoranda no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais; Edson do Prado Pfutzenreuter, Professor Doutor no Instituto das Artes – Departamento de Artes Visuais.

Certificado: Sim

Material didático: Sim

Nível: Iniciante

3 – Como criar jogos 2D para iPhone e iPad

Uma das maneiras mais rentáveis de criar um negócio, é oferecer soluções para IPad ou IPhone. E através deste curso completo, você poderá criar seu próprio jogo para estas duas modalidades de dispositivos móveis.

Neste curso, você aprenderá os princípios do desenvolvimento de jogos, conhecerá a ferramenta essencial, o Spritekit e o GameCenter.

Carga horária: 4 a 5 semanas (estimadas 2 horas por semana)

Módulos: 5 módulos, totalizando 36 videoaulas + conteúdo de leitura e exercícios práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

4 – Como aprimorar e monetizar seu aplicativo para iOS e Apple Watch

Neste curso você aprenderá mais do que fazer um simples aplicativo. Você terá acesso a um conteúdo completo com passo a passo de como criar seu próprio aplicativo com diversas funcionalidades.

Aprenderá ainda como fazer com que seu aplicativo se conecte com a Apple Watch. Além disso, aprenderá também como monetizar seu aplicativo depois de pronto e publicado.

Carga horária: 4 semanas (estimadas 1 hora por semana)

Módulos: 4 módulos, totalizando 35 vídeos + conteúdo de leitura e questões.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

5 – O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Neste cenário de mercado competitivo, é essencial que o empreendedor adquira habilidades únicas e competências que colaboram com o sucesso crescente.

Neste curso, você aprenderá as principais competências para gerenciar um negócio, como aplicar conhecimentos de desenvolvimento pessoal e profissional, como aumentar sua rede de networking, etc.

Carga horária: 10 a 12 horas

Módulos: 7 módulos, totalizando 33 videoaulas + conteúdo de leitura e testes.

Material didático: Sim

Ministrado por: Paulo Lemos, professor na Escola de Extensão – EXTECAMP da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Intermediário

6 – Criando e publicando um aplicativo para iPhone e iPad na App Store

Através deste curso completo, você será capaz de desenvolver, criar e publicar um aplicativo na Apple Store. Você poderá também acompanhar o desempenho dele no mercado e fazer sua divulgação.

Carga horária: 7 semanas

Módulos: 7 módulos, totalizando 14 videoaulas + exercícios práticos e material para leitura.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

7 – Como criar um aplicativo para iPhone

Neste curso completo, você irá conhecer a linguagem de programação Swift da Apple. Também será apresentado ao XCode, o ambiente de desenvolvimento da Apple, onde você poderá criar jogos e aplicativos para IPhone.

Você será capaz de desenvolver facilmente um aplicativo para dispositivos IPhone, através de passo a passo e materiais didáticos completos.

Carga horária: 1 ou 2 horas por semana

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante

8 – Pluralidades em Português Brasileiro

O objetivo deste curso é expandir a consciência intercultural e desenvolver habilidades de leitura e compreensão auditiva em relação ao português brasileiro com a língua estrangeira. O curso visa explorar temas culturais e diversidade linguística.

Você aprenderá neste curso, o uso contextualizado do português brasileiro em várias situações comunicativas, textos orais, escritos e multimodais para o uso do desenvolvimento de habilidades de leitura, vocabulário e compreensão auditiva.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 2 a 4 horas por semana)

Material didático: Sim

Ministrado por: Ana Rute Mendes, Bachelor in Media Studies; Paula Rodrigues Furtado, Mestrado em linguística aplicada na UNICAMP; Raquel Rodrigues Calda, Graduada em Linguagem Moderna na UNICAMP; Denise Bértoli Braga, Graduada em idiomas português/inglês pela Universidade do Paraná e Mestrado em Linguística na Universidade do Paraná; Cláudia Hilsdorf Rocha, Licenciada em Linguagem e Literatura Inglesa pela UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Avançado

9 – Como criar aplicativos com múltiplas telas para IPhone

Neste curso, que também faz parte da série desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad, você aprenderá como criar um aplicativo capaz de navegar por múltiplas telas.

Aprenderá ainda como mostrar ao usuário dados ao usuário, através de tabelas, como criar múltiplos botões e controles. Tudo isso, tendo como base o software de criação da Apple, o Swift.

Carga horária: 5 semanas (estimadas 1 ou 2 horas semanais)

Módulos: 5 módulos, totalizando 30 videoaulas + material para leitura e questionários práticos.

Material didático: Sim

Ministrado por: Eduardo Galembeck, Professor no Instituto de Biologia da UNICAMP; Rodrigo Dias Takase, Engenheiro no Instituto de Computação da UNICAMP; Danilo Marshall, Engenheiro no Instituto de Biologia da UNICAMP.

Certificado: Sim

Nível: Iniciante/Intermediário

Geral

Sancionada lei que desburocratiza análise de habitação de interesse social

Publicado

em

Por

O projeto de lei complementar 44/20, que disciplina a implantação do Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS), foi sancionado pelo prefeito Dário Saadi, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira, 18 de outubro. O texto da lei, elaborado com a participação da Companhia Habitação Popular de Campinas (Cohab), entra em vigor a partir de hoje, mas ainda passará por regulamentação.
O PL foi encaminhado pelo Executivo e tem como foco impulsionar novos projetos de empreendimentos de interesse social. Dessa forma, as novas regras têm potencial para aumentar a oferta de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda.
A nova lei tem regras urbanísticas/construtivas mais simples, com o objetivo de agilizar os processos e ampliar a atração do setor privado para investir em empreendimentos de interesse social, fortalecendo a política habitacional da cidade. A publicação no DOM detalha os benefícios previstos com as alterações.
A intenção é que as novas medidas possam reduzir o valor de imóveis e aumentar as oportunidades de aquisição para quem sonha com a casa própria. E, ao estimular a construção civil, também impulsionar a geração de empregos no setor.
As regras da nova lei valem para requerimentos com entrada a partir desta publicação no Diário Oficial, em 18 de outubro. No entanto, as empresas que estiverem com processos em andamento podem solicitar que a análise seja feita sob a nova legislação. O pedido para a mudança deve ser feito em até 180 dias a partir da publicação da lei.
O EHIS é direcionado a famílias com renda de até dez salários-mínimos. Para até seis salários, há benefícios fiscais, como isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Continue Lendo

Geral

Saúde abre às 17h agendamento de vacina para pessoas entre 12 e 17 anos

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde abre nesta segunda-feira, 18 de outubro, às 17h, novas vagas para agendamento da primeira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas desta faixa etária. Também serão abertas novas oportunidades de agendamento de dose adicional para idosos a partir de 60 anos, que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses, profissionais de saúde que completaram a imunização em janeiro, fevereiro ou março e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias. 

 

No total, serão disponibilizadas 14 mil vagas em 64 centros de saúde de Campinas (apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não fazem a vacinação contra a covid-19).  

 

A escolha do local, dia e horário poderá ser feita no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Quem tiver dificuldades deve procurar o centro de saúde mais próximo. 

 

É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações. 

 

O agendamento continua aberto para pessoas a partir de 18 anos, inclusive gestantes e puérperas, receberem a primeira dose. 

 

As orientações e documentos necessários para cada grupo podem ser consultadas no site https://vacina.campinas.sp.gov.br. 

 

Adolescentes

 

No dia da vacinação, os menores de idade deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. Se estiverem sozinhos, precisarão apresentar um termo de consentimento assinado por eles. O modelo será disponibilizado no site https://vacina.campinas.sp.gov.br.

 

Os adolescentes de até 17 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, única aprovada pela Anvisa para a faixa etária. 

 

No dia marcado, a pessoa que vai receber a dose deve levar RG, CPF (se tiver), comprovantes do agendamento (que pode ser mostrado no celular) e de endereço em Campinas (pode ser em nome dos pais ou responsável desde que o parentesco seja comprovado por meio de documentos).

 

Vacinação

 

Até a tarde desta segunda-feira, 18 de outubro, foram aplicadas 1.756.712 doses da vacina contra a covid-19 em Campinas, sendo 935.337 primeiras doses, 782.804 segundas doses ou doses únicas e 38.571 doses adicionais.

Continue Lendo

Geral

Ruas de Barão Geraldo terão bloqueios sábado para Caminhada Outubro Rosa

Publicado

em

Por

O distrito de Barão Geraldo receberá neste sábado, dia 23 de outubro, das 8h30 às 10h30, a 2ª Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo Centro de Oncologia Campinas. Os participantes caminharão por ruas entre o Centro de Oncologia e a rotatória de acesso à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com impactos na circulação de veículos. 
 
Para garantir a segurança e fluidez do trânsito, agentes da mobilidade urbana da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp)/Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prestarão apoio operacional, fazendo interdições de trânsito temporárias, à medida em que os manifestantes passarem pelas vias. 
Em alguns trechos, os quatro agentes envolvidos no evento poderão fazer a canalização, ou seja, separar uma faixa de rolamento para os ciclistas e motoristas, enquanto os participantes da caminhada utilizam a outra faixa. 
A concentração da passeata será às 7h30, no estacionamento do Centro de Oncologia, na Rua Alberto de Salvo, 311. A partir das 8h30, os inscritos – no máximo 150 pessoas – seguirão pelas ruas Cecília Feres Zogbi, Salomão Mussi, Antônio Zaine e Dr. Eurico Wanderley Moraes Carvalho, retornando pela Rua Dr. Ruberlei Boaretto da Silva. Na sequência, passarão pelas ruas Dr. Tácito Monteiro de Carvalho e Silva, Catharina Signori Vicentin, Antônio Zaine, Edele Próspero Píccoli, Salomão Mussi e Leonina Marinelli Leonardi, retornando ao Centro de Oncologia. 
O transporte público coletivo municipal não será afetado. Não há pontos de ônibus nos 3 km do percurso. 
Fale Conosco 
Para acionar os agentes da mobilidade urbana da Setransp/Emdec, a população pode ligar no 118, na opção 1. Ligações de outra cidade ou DDD devem ser feitas no (19) 3731-2910.
Outubro Rosa 
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A 2ª Caminhada Outubro Rosa tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer e de Saúde. Para mais informações, acesse bit.ly/2_Caminhada_Outubro_Rosa. 

Continue Lendo

Populares