Connect with us

Geral

5 dicas de como agir em casos de alagamento no trânsito

alagamento

Verão é a época das altas temperaturas e chuvas intensas. Nessa estação do ano, o número de alagamentos e inundações aumenta significativamente devido ao grande volume de água nas ruas e ambientes urbanos que possuem deficiência no sistema de drenagem. É por isso que o cuidado no trânsito deve ser redobrado para a segurança dos motoristas e pedestres. Pensando nisso, o professor e doutorando em transportes Daniel Luis Nithack, do UniMetrocamp | Wyden, separou 5 dicas de como agir em casos de alagamento no trânsito. 

Fique atento à altura da água
Se você estiver em uma área alagada e a água estiver na metade do pneu do carro, não arrisque! Se possível, faça um retorno. Caso não possa voltar, estacione em um local que não atrapalhe o trânsito de outros veículos, saia do carro e procure um local seguro, que seja mais elevado e não tenha risco de inundação.

Procure saber sobre os históricos de inundações
O fluxo de água escoa pelos pontos mais baixos de um relevo, por isso, em dias de chuva, procure saber se o trecho por onde você trafega possui históricos de inundação. Em caso afirmativo, procure rotas alternativas.

Advertisement

Cuidado redobrado com os buracos
Em épocas de chuva é comum os pavimentos apresentarem mais buracos que o normal. Como eles passam despercebidos em áreas alagadas, o ideal é reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos ao veículo.

Manutenção do veículo
Em dias de chuva a aderência do pneu no asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia. São as fissuras do pneu que ajudam a manter o controle do veículo. Ao se deparar com áreas alagadas, diminua a velocidade e sinalize. Além disso, nunca freie nesses trechos, pois pode ocasionar o efeito de aquaplanagem.

Preste atenção nos sinais
Existem locais que as inundações ocorrem rapidamente, por isso fique atento aos sinais. Em qualquer indício de alagamento, procure por um local de segurança e, se possível, informe aos motoristas, pedestres, e até mesmo o corpo de bombeiros. Lembre-se que segurança vem sempre em primeiro lugar.

Advertisement

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden

Integrante do grupo Adtalem Educacional do Brasil, o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

Advertisement

O Centro Universitário UniMetrocamp  | Wyden possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare