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2ª Audiência Pública detalha conceitos da concessão do transporte

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Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, a Administração municipal realizou a segunda Audiência Pública presencial sobre a licitação para a concessão do serviço de transporte público coletivo de Campinas. O evento, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, foi coordenado pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. A mesa foi composta pelos secretários Paulo Zanella (Administração) e Peter Panutto (Assuntos Jurídicos); e Paulo Guimarães, representando a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. A Audiência foi aberta para toda a população, conselhos, associações e entidades públicas e privadas do município; a atendeu ritos legais.

 

 

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“Em respeito à decisão judicial com base em questionamentos levantados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, estamos abrindo, novamente, o espaço para o recebimento de contribuições da sociedade. Todos foram convidados a participar e contribuir. E no último dia 6 de dezembro, nós fizemos o lançamento de um hotsite, contendo todas as informações sobre a licitação e com espaço para o recebimento de sugestões; além de urnas espalhadas por diversos locais do município. Tudo para darmos prosseguimento, o mais rápido possível, à licitação que irá transformar, para muito melhor, o transporte público de nossa cidade”, destacou Carlos Barreiro.

 

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A Audiência Pública também contou com a presença de vereadores. Luiz Rossini representou a Câmara Municipal. Durante o evento foi feita uma apresentação técnica com todas as inovações e detalhes que serão incorporados ao novo sistema de transporte público coletivo do município. Após, houve espaço para a apresentação de questionamentos, pelo público presente, de formas escrita e oral. Todas as perguntas e colocações foram devidamente respondidas.

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Cerca de 130 pessoas participaram da Audiência Pública. O evento foi gravado, na íntegra, pela TV Câmara. A primeira Audiência Pública presencial sobre a concessão do transporte público foi realizada em 21 de março de 2018, também no Salão Vermelho; e teve transmissão, ao vivo, pela TV Câmara. Em torno de 200 pessoas participaram do encontro. A terceira Audiência Pública será realizada no dia 6 de fevereiro de 2020, às 19h, em espaço da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

 

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Novo sistema

 

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A licitação para a concessão do transporte tem três objetivos básicos principais: criar uma nova rede de transporte; atualizar a rede, com o atendimento de novas demandas; e requalificar a operação e os veículos. O sistema será tronco-alimentado. Os ônibus que ligam determinada região ao Centro irão transitar pelos corredores, na chamada “ligação troncal”. Os diversos bairros serão ligados aos corredores por linhas chamadas de “alimentadoras”.

 

 

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O município será dividido em seis áreas operacionais, proporcionando mais equilíbrio e distribuindo melhor as linhas do transporte público. Também será criada uma área na região central, chamada de “Área Branca”, que terá somente a circulação de veículos do transporte coletivo movidos por energia limpa (ônibus elétricos). A “Área Branca” terá, aproximadamente, 3 km² e perímetro de 7 km.

 

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Além do sistema convencional de transporte, a nova licitação também abrange a operação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido), que somam 36,6 km de extensão. Os ônibus do BRT também serão movidos por energia limpa. Os veículos do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) também estão previstos na nova licitação.

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A frota terá 100% de acessibilidade, conexão Wi-Fi e novos recursos de comunicação. Os veículos terão maior porte, piso baixo, câmbio automático e motorização silenciosa. Linhas troncais terão veículos com ar-condicionado. A rede 24h terá mais linhas, passando das atuais 8 para 14. Os motoristas serão treinados constantemente.

Mesmo com todas as inovações, o valor da tarifa, única para todo o sistema, será mantido. Também será mantido os atuais patamares de subsídio municipal. Além disso, não haverá alteração na integração temporal (uso de mais de um ônibus, pagando apenas uma tarifa, com cartões da família Bilhete Único), que é de 2h.

 

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“Com todas essas inovações, Campinas terá o melhor transporte público coletivo do mundo ocidental. Será prazeroso andar de ônibus. Somente não usará o transporte coletivo quem quiser continuar com outros modais para o deslocamento diário”, afirmou o secretário Barreiro.

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Números

 

– 135 linhas;

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– 785 veículos (386 básicos, 121 padrons; e 278 articulados);

 

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– 399 veículos com ar-condicionado (do total de 785);

 

– 339 veículos elétricos (do total de 785);

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– 100% da frota acessível;

 

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– 70,8 mil lugares ofertados;

 

– 450 mil passageiros diários;

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– 13,4 mil viagens por dia;

 

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– 194,4 mil km rodados diariamente (4,85 voltas na Terra);

 

– R$ 7,40 bilhões de contrato (15 anos);

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– R$ 870 milhões de investimento em frota e infraestrutura;

 

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– R$ 60 milhões de subsídio estimado (anual).

 

 

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As informações gerais sobre o processo de concessão do transporte público podem ser acessadas no hotsite www.emdec.com.br/novotransporte.

 

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