16º Festival Hercule Florence de Fotografia entra na última semana com extensa programação

Anúncios

O 16º Festival Hercule Florence de Fotografia, um dos mais importantes eventos de celebração da cultura e da história fotográfica no Brasil, entra em sua reta final nesta semana com uma programação intensa que ocupa diversos espaços culturais de Campinas. Celebrando o legado do pioneiro da fotografia no Brasil, o evento reforça o papel da cidade como um polo fundamental de produção e reflexão visual.

A semana de encerramento começa nesta terça-feira (18/8), no Plenário da Câmara Municipal, com a entrega da prestigiada Medalha Hercule Florence e a abertura da exposição “Nada Disso Foi Feito Para Durar”. A agenda segue até o domingo (23), ocupando, em uma verdadeira vizinhança colaborativa, instituições como o Museu da Imagem e do Som (MIS), Unicamp, Senac, SESC, Sala dos Toninhos e a Galeria Foto Ponto.

A programação foi pensada para abranger desde o resgate histórico — como o elo entre ciência e imagem com os 200 anos da Expedição Langsdorff — até a prática contemporânea, incluindo debates teóricos, expedições de fotografia de rua e a valorização da produção autoral independente.

Confira a programação completa da última semana:

Sobre o Festival 

O Festival Hercule Florence de Fotografia é um esforço contínuo de preservação da memória e incentivo à produção visual, mantendo vivo o reconhecimento da descoberta isolada da fotografia no Brasil por Hercule Florence, em um movimento de preparação para o bicentenário da invenção, em 2033. O evento promove a integração da comunidade por meio da colaboração institucional, ocupando múltiplos territórios da cidade de Campinas.

Serviço

O quê: última semana do 16º Festival Hercule Florence de Fotografia 

Quando: de 18 a 23 de agosto de 2026 

Onde: múltiplos espaços em Campinas – Câmara Municipal, Unicamp/BORA, MIS, Foto Ponto, Senac, SESC, Sala dos Toninhos

 
Sair da versão mobile