Prefeitura de Campinas e Creci-SP firmam parceria para combate à dengue e arboviroses
A Secretaria de Saúde de Campinas deu mais um passo na estratégia de combate ao enfrentamento da dengue e de outras arboviroses no município. Uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) que consiste na atuação conjunta com imobiliárias e corretores independentes para a identificação e prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti. A primeira reunião para definições do projeto foi realizada na última quinta-feira, 5 de fevereiro.
A parceria tem como objetivo facilitar o acesso aos imóveis disponíveis para aluguel durante as ações de combate a criadouros. Com a colaboração das imobiliárias, os agentes de saúde poderão vistoriar propriedades desocupadas, que frequentemente se tornam focos de proliferação do mosquito transmissor.
Participaram do evento Daiane Morato, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas; Sidnei Furtado, coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Julio César Rios Fernandes, chefe do Departamento de Fiscalização do Creci-SP.
A apresentação sobre as principais estratégias de combate ao mosquito, sintomas das doenças e cuidados com a saúde foi conduzida por Lillian González e Aline Borges, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
Combate às arboviroses: o que já foi feito em 2026
- Controle de criadouros: 159.391 visitas a imóveis (até 20/1).
- Nebulização: visitas a 9.278 imóveis (até 20/1).
- 2 mutirões (23/1 e 7/2).
- 7.837 toneladas de descartes irregulares retirados no município (até 5/2).
- Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 181.203 desde 3/2023
- Uso de armadilhas contra o Aedes em pontos estratégicos.