Escola de Governo está com inscrições abertas para curso sobre "Parentalidade Responsável"

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) de Campinas está com inscrições abertas para a primeira edição de 2026 do curso “Parentalidade Responsável”, obrigatório para os servidores que queiram ampliar a licença paternidade de 5 para 20 dias. Os interessados podem se inscrever pelo site cursos.campinas.sp.gov.br.

As aulas, presenciais, serão ministradas na sede da EGDS, na Rua José Paulino, 1.399, 1º andar, Edifício Arcadas, das 8h30 às 16h, nos dias 11 e 12 de março. A gestante ou companheira (o) também pode participar, bastando informar o nome completo por email.

O objetivo do curso, desenvolvido pela EGDS em parceria com a Coordenadoria Departamental Técnico-Pedagógica/DEPS/SMS e o Plano Primeira Infância Campineira (PIC), é orientar e auxiliar os futuros pais no exercício da paternidade responsável, desde o momento da gestação, de forma afetiva e participativa.

Conforme previsto na lei, o benefício e o curso são voltados para todos os servidores que serão pais, independentemente do gênero. O certificado da formação vale por 2 anos, então, ao planejar ter um filho já é bom fazer o curso.

Lei

A ampliação da Licença Paternidade foi instituída em 2021, por meio da Lei Complementar 314. A prorrogação é assegurada, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de uma criança. Ela também está em consonância com os princípios do PIC (Primeira Infância Campineira).

Durante o curso, são abordadas questões como paternidade, pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.

Serviço

Curso: Parentalidade Responsável  
Data: 10 e 11 de março  
Horário: 8h30 às 16h (com intervalo para o almoço)  
Local: sede da EGDS  
Rua José Paulino, 1.399, 1º andar, Edifício Arcadas    
Inscrições: cursos.campinas.sp.gov.br 

Exit mobile version