Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal inicia o primeiro mutirão de castração e microchipagem

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas iniciou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, o primeiro mutirão de castração e microchipagem de cães e gatos. Os procedimentos, gratuitos, são feitos no Castramóvel, que está na Praça da Juventude, rua Abigail Zeni Nader, 551, DIC 5, distrito do Ouro Verde, e segue até o dia 12 de fevereiro. As 5 mil vagas desta edição já estão preenchidas.

Ao longo deste ano, a previsão é de que Campinas faça 15 mil castrações e microchipagens de cães e gatos, 50% a mais em relação ao ano passado.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e o deputado federal Bruno Lima, que destinou ao município mais de R$ 3 milhões por meio de emenda parlamentar.

O cadastro dos animais foi feito por meio do SinPatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). As inscrições para essa nova etapa estarão abertas na segunda quinzena de fevereiro, por meio do SinPatinhas. https://sinpatinhas.mma.gov.br.

Além desta ação, outras 5 mil castrações estão previstas para o mês de março, também com recursos provenientes de emenda parlamentar. Campinas contará, ao longo de 2026, com recursos de emendas impositivas de vereadores municipais para os outros 5 mil procedimentos.

Exit mobile version