Comitê Intersetorial do Plano pela Primeira Infância inicia 2026 com apresentação das ações realizadas em 2025

O Comitê Intersetorial do Plano pela Primeira Infância realizou, nesta sexta-feira, 30 de janeiro, a primeira reunião de 2026, marcando o início das atividades do grupo e encerrando o ciclo das Cirandas Formativas, parceria do município com a Rede Urban95. O encontro teve como principal objetivo apresentar uma síntese das políticas públicas aplicadas ao longo de 2025 e dar as boas-vindas aos representantes que integram o comitê neste ano.

 

Durante a reunião, foi apresentado o relatório Campinas e a Primeira Infância: Políticas Públicas Aplicadas em 2025, que detalha as ações desenvolvidas no município a partir de uma lógica intersetorial, reconhecendo a primeira infância, crianças de 0 a 6 anos como prioridade estruturante do planejamento da cidade.

 

“Foi um espaço de encontro, escuta e construção coletiva, dedicado ao planejamento das ações do ano e à elaboração da Carta de Serviços do município, iniciativa que integrou a Ciranda Formativa iniciada em 2025 e reforça o compromisso conjunto do poder público e da sociedade com a garantia dos direitos das crianças desde os primeiros anos de vida”, ressalta Joyce Teixeira, membro da equipe executiva do PIC e Coordenadora da Comissão da Primeira Infância do CMDCA.

 

A reunião contou com a participação de representantes de diferentes órgãos e instituições que compõem a rede intersetorial do Plano pela Primeira Infância. Estiveram presentes profissionais da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Tutelar, Ceasa Campinas, Secretaria de Urbanismo (SEMURB), Sanasa, Hospital Mário Gattinho, Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMPDU), Instituto de Administração Municipal (IMA), EMDEC, Procon Campinas (SMJ), Secretaria de Comunicação (SECOM), Secretaria de Cultura(SECULT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS), Secretaria de Educação (SME), Defesa Civil, Secretaria do Clima (SECLIMAS), Guarda Municipal , PUC-Campinas, Secretaria de Habitação (SEHAB), Secretaria de Esportes (SMEL), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e Sociedade Civil.

 

Balanço das políticas públicas em 2025

 

O balanço destaca avanços importantes, como a consolidação do trabalho em rede, o fortalecimento da governança intersetorial e a inclusão da primeira infância de forma estruturada no Plano Plurianual (PPA), um marco inédito na história do município. Também foi ressaltada a posição de Campinas no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, que colocou a cidade em 2º lugar entre os grandes municípios não capitais, refletindo o impacto positivo das políticas públicas integradas.

 

As ações de 2025 foram organizadas a partir de eixos estratégicos que abrangem desde a articulação institucional e a formação de servidores até iniciativas voltadas ao cuidado, à saúde, à alimentação, ao direito ao brincar, à cultura, ao planejamento urbano e à inclusão de crianças com deficiência. O conjunto dessas políticas reforça a visão de cidade que se planeja a partir das infâncias, com foco na proteção integral e no desenvolvimento pleno das crianças.

 

O encontro também reforçou o papel do Comitê Intersetorial como espaço estratégico de articulação entre secretarias, sociedade civil, universidades e parceiros, promovendo a integração de saberes, a troca de experiências e a construção coletiva de soluções mais eficientes e sustentáveis. Ao superar a fragmentação das políticas públicas, o comitê contribui para a otimização de recursos, o fortalecimento da rede de proteção e a continuidade das ações voltadas à primeira infância.

 

“O comitê tem papel fundamental e estratégico para construção e implementação de políticas públicas para primeira infância em nossa cidade, seja de forma transversal e intersetorial ou em ações específicas de cada secretaria”, afirma Thiago Ferrari, diretor de Políticas para Primeira Infância.

 

Ao final da reunião, foi destacada a importância do engajamento coletivo para os desafios de 2026, reafirmando o compromisso do município com a construção de uma cidade mais justa, acolhedora e planejada com e para as crianças.

 

Exit mobile version