Parques de Campinas recebem mais de 220 mil visitantes por mês; espaços são opções de lazer também na periferia
Em média 221 mil pessoas passam pelos 25 parques e bosques de Campinas mensalmente. Os números foram levantados pelo Departamento de Parques e Jardim da Secretaria de Serviços Públicos e comprova que esses espaços fazem parte da rotina dos campineiros não apenas no centro e adjacências, mas também nos distritos e periferia.
Lazer, esporte, saúde e união entre as famílias foram pontos destacados como motivação por quem frequenta o Parque Luciano do Valle, na Vila União, região sudoeste de Campinas. São 12 mil visitantes por mês. O espaço, frequentado por moradores ao longo de todo o ano, fica ainda mais movimentado durante o período de férias escolares.
É o caso do aposentado Marcos Paladini, 65 anos, que conta ser um frequentador do parque há bastante tempo. Seja sozinho fazendo caminhada, ou com as netas, andando de bicicleta, ele está sempre no local que conta com infraestrutura completa para a diversão. “No início quando eu vinha aqui, o parque tinha acabado de ser inaugurado, ainda tinham pontos de melhorias. Mas de lá para cá, venho direto. Tenho memórias boas, porque as crianças adoram vir aqui, principalmente no fim de semana,” lembra.
O Parque Luciano do Vale tem atividades e infraestrutura que servem a toda a população. São itens como academia ao ar livre, playground, quiosques, quadra poliesportiva, pista de skate e campo de futebol de areia.