EducaTV é finalista do 6º Prêmio Nacional Conexão Inova com projeto sobre educação antirracista
A EducaTV Campinas, canal de televisão da Secretaria de Educação de Campinas, é finalista do 6º Prêmio Nacional Conexão Inova com o projeto ”Catálogo de Educação Antirracista como Estratégia de Formação, Representatividade e Cultura de Paz”.
O prêmio contempla as maiores inovações do setor público brasileiro. Ao todo foram registradas 734 inscrições de trabalhos desenvolvidos em todo país, incluindo todos os poderes e esferas governamentais, além de órgãos independentes.
A lista de finalistas reúne 57 iniciativas após análises dos projetos por 248 avaliadores. Ela foi divulgada durante uma live na noite de segunda, 12, com transmissão em canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gbEtq9mld04.
O que é o projeto da EducaTV?
O Catálogo de Educação Antirracista da EducaTV Campinas é uma das ações da secretaria direcionadas à consolidação de políticas públicas de equidade racial. Ele reúne um acervo digital de produções audiovisuais que contribuem para o debate, a formação crítica e a propositura de ações pedagógicas alinhadas às leis que tratam da obrigatoriedade do estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. O material está disponível em: https://bit.ly/EducaTV_antirracista.
O objetivo é reunir, organizar e divulgar produções audiovisuais da EducaTV Campinas sobre temáticas étnico-raciais, promovendo formação crítica, representatividade e acesso democrático à informação. “Trata-se de uma curadoria digital com programas educativos produzidos e transmitidos pelo canal aberto 12.2 e disponibilizados no YouTube, com links e QR codes para facilitar o uso pedagógico nas escolas e pela população”, ressaltou o diretor da emissora, Alexandre Tadeu Dias.
O projeto integra um conjunto de ações que levaram a secretaria a receber do Ministério da Educação o Selo Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, que promove o fortalecimento institucional das redes públicas que desenvolvem políticas educacionais voltadas à equidade racial e quilombola por meio da Lei 10.639/2003, atualizada pela 11.645/2008.
“A Secretaria de Educação de Campinas recebeu com bastante entusiasmo a classificação do projeto da EducaTV para a final do 6º Prêmio Nacional Conexão Inova. Este catálogo certamente contribuirá por muito tempo para a construção de uma educação antirracista e inclusiva na cidade, com valorização das diversidades e dos direitos humanos”, ressaltou a secretária de Educação, Patrícia Adolf Lutz.
Em 2025, o projeto ficou em 2º lugar na categoria Promoção à Educação do Prêmio Gente que Inova 2025, que destaca as iniciativas inovadoras no âmbito da Prefeitura de Campinas
A EducaTV tem transmissão aberta pelo canal 12.2. As produções podem ser conferidas também pelo YouTube, na página: https://www.youtube.com/@educatvcampinas.
Como será a final?
O trabalho da EducaTV concorre com mais dois trabalhos já concluídos na categoria “Comunicação Pública” dentro da Área 1 do prêmio – Projetos de Inovação para Pessoas ou Organizações Públicas.
A escolha dos vencedores do 6º Prêmio Nacional Conexão Inova está dividida de duas formas. A primeira é a categoria votação popular que começou nesta terça, 13, e vai até quinta, 16. A escolha considera o número de curtidas em post no Linkedin sobre a Rede Conexão Inovação Pública. O link para acesso é: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7416758801615187968
A classificação final do prêmio será definida durante o evento Convergência (Inovação Pública-Conexão Humana). A programação ocorre de 11 a 13 de março em Goiânia (GO). Nesta ocasião, representantes dos finalistas podem fazer uma apresentação sobre o projeto classificado para uma banca avaliadora. A premiação é no último dia do evento.