Espetáculo infantil conscientiza sobre hábitos alimentares saudáveis de maneira divertida
Para quem procura programas que unem diversão e educação para fazer com as crianças nas férias, uma boa dica é o espetáculo infantil “Alice no País das Hortaliças”, que acontece no Teatro Castro Mendes no sábado, dia 10 de janeiro, às 15h.
A montagem integra a Campanha de Popularização do Teatro em Campinas e tem entrada gratuita, com tradução em Libras. Por meio da linguagem teatral, a peça aborda com bom humor o tema da nutrição e do bem-estar físico.
O espetáculo propõe uma reflexão sobre dados alarmantes de saúde pública no Brasil, que apresenta taxas de excesso de peso e obesidade infantil superiores à média global, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de 2023.
Segundo o Ministério da Saúde, o país possuía em 2019, 9,38% de obesidade e 16,33% de sobrepeso em crianças de 5 a 10 anos. Em 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com obesidade na Atenção Primária à Saúde.
Saúde é o que interessa
Segundo o coordenador do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, o espetáculo é uma oportunidade para que as crianças aprendam sobre bons hábitos alimentares.
“O tema alimentação saudável é muito importante e está alinhado a um dos eixos do PIC que vem sendo trabalhado por meio de diversas ações educativas intersetoriais. Além disso, o assunto também está inserido no programa *Passos para uma Vida Melhor, que tem sido uma referência sobre a construção de bons hábitos, principalmente na primeira infância. Conscientizar adultos e crianças sobre bons hábitos alimentares e atividades físicas por meio de uma iniciativa lúdica é uma maneira eficaz para buscarmos nossos objetivos para uma população mais saudável”, disse.
Alice no País das Hortaliças
A história apresenta a trajetória de Alice, uma menina que quebra o braço no início das férias e fica impossibilitada de realizar atividades externas com amigos. Obrigada a permanecer em casa, ela passa a observar o trabalho do pai, que é cozinheiro, no preparo das refeições. A partir desse cenário, a cozinha se transforma em um local de aprendizado, onde personagens apresentam as propriedades de frutas e legumes para a recuperação da saúde da protagonista.
O enredo foca na diversidade dos alimentos e na hidratação como meios para que a personagem retome suas atividades habituais antes do término das férias. O texto é uma adaptação de Gustavo Libanori, com direção de Bruno Ferian.
Os interessados em assistir à peça devem comparecer ao Teatro Castro Mendes na data mencionada. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos 1h antes do espetáculo. O evento reforça o calendário cultural da cidade voltado ao público infantil durante o período de recesso escolar de janeiro.
*Sobre o programa Passos para uma Vida Melhor
O programa “Passos para uma Vida Melhor” é uma iniciativa intersetorial da Prefeitura de Campinas, ligada ao programa global Cities for Better Health (Cidades para uma Vida Melhor). A iniciativa tem como objetivo a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, por meio de alimentação saudável e atividade física, com ações para todas as idades e um foco especial na infância (6 a 13 anos). Envolve diversas secretarias municipais, a CEASA e o PIC na capacitação de servidores e implementação de atividades comunitárias.
Serviço:
Espetáculo “Alice no País das Hortaliças”
Data: 10/01/2026 (sábado)
Horário: às 15h
Local: Teatro Castro Mendes
Endereço: rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Ingressos gratuitos