Parcões são expandidos e fazem a alegria de cães em 25 espaços públicos de Campinas

Só em 2025, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos instalou seis novos parques exclusivos para a diversão de cães e seus tutores. Hoje, 25 locais de Campinas já contam com seu Parcão – Espaço PET, como são chamadas essas áreas onde os cachorros podem brincar, se exercitar e socializar.

Os parcões, instalados em praças, canteiros e parques, possuem um único padrão de estrutura e só variam no tamanho. Funcionam em terrenos gramados, cercados e dotados de brinquedos, obstáculos, iluminação e bebedouros. Os donos dos animais, por sua vez, podem ficar junto deles, observar as brincadeiras ou utilizar os bancos para descansar ou trocar ideias com outros tutores.

No começo deste ano, em fevereiro, foi construído um parcão no Jardim Capivari, na área interna do Parque Linear José Mingone (Lagoa do Mingone). Em maio e junho foi a vez do Jardim Icaraí, do Bosque de Barão Geraldo e da Praça Walmir José Geraldi, no Peroba Poca, ganharem parques exclusivos para seus pets.

Em junho, setembro e outubro foram contemplados com parcões os bairros Jardim Novo Maracanã (Campo Grande), na Praça João Amazonas, o Parque Universitário de Viracopos (Ouro Verde), na Praça Antônio Machado Gomes e o Mansões Santo Antônio, na Praça Jornalista Gilberto Gonçalves.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que os espaços são planejados especialmente para proporcionar bem-estar aos animais, sempre em áreas verdes e ao ar livre. “A população tem demandado cada vez mais por áreas como essas, por isso a instalação desses equipamentos vem sendo ampliada para diversas regiões da cidade. Os cachorros têm liberdade para brincar em segurança junto de seus tutores, de dia ou à noite”, afirma Paulella.

Exit mobile version