PodCamp ultrapassa mil gravações em 2025 e amplia acesso à produção de podcasts em Campinas
O PodCamp, estúdio público de gravação de podcasts mantido pela IMA (Informática de Municípios Associados), ultrapassou a marca de mil gravações em 2025, reunindo projetos de diferentes formatos e temáticas como negócios, cultura, educação, inovação e empreendedorismo. A iniciativa tem se consolidado como um importante espaço de incentivo à produção de conteúdo e à democratização da comunicação em Campinas.
O serviço é gratuito e aberto a toda a população. Qualquer pessoa interessada pode agendar um horário para utilizar o estúdio por meio da plataforma oficial do PodCamp, disponível em https://podcamp.ima.sp.gov.br. Ao todo, são disponibilizados trinta horários mensais para gravações, realizadas na sede da IMA.
O espaço conta com infraestrutura completa, incluindo sala com tratamento acústico, mesas, cadeiras, microfones profissionais, iluminação direta e indireta, mesas controladoras de imagem e o acompanhamento de um técnico especializado durante todo o período de gravação.
As gravações acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, com horários disponíveis nos períodos da manhã e da tarde. Cada sessão pode ter até 60 minutos de duração e comportar até quatro participantes.
Empreendedorismo local
Entre os projetos que passaram pelo estúdio está o podcast da Comunidade Omni, idealizado por Ana Renata, consultora e mentora de negócios. Para ela, a experiência no PodCamp foi positiva. “Foi muito legal participar do PodCamp. A estrutura é excelente, o atendimento é muito profissional e toda a experiência superou nossas expectativas. A gente adorou gravar aqui”, afirma.
O episódio do podcast da Comunidade Omni contou ainda com a participação de Letícia Petean, empreendedora no ramo de joias, que também aprovou a experiência. Segundo ela, o espaço contribuiu diretamente para a qualidade da gravação. “Gostei muito de participar do PodCamp. O ambiente é bem estruturado e torna o conteúdo mais profissional”, destaca.