Estreia de “Quebra-Nozes, o Musical” lota o Teatro do Centro de Convivência Cultural
A estreia do espetáculo “Quebra-Nozes, o Musical”, realizada nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, deixou o Teatro do Centro de Convivência Cultural completamente lotado. Mais de quinhentas pessoas acompanharam a apresentação, que integra uma série de eventos culturais realizados desde a reabertura do teatro, em julho, e marca a retomada do espaço como um importante ponto de encontro do público com a cultura em Campinas.
As apresentações continuam neste sábado, dia 20, com sessões às 16h e 20h, e no domingo, dia 21, às 19h. Os ingressos, gratuitos, estão esgotados, mas, caso haja fila de espera, os assentos vagos por desistência poderão ser ocupados por pessoas da fila de espera.
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, destacou a participação do público e o trabalho coletivo envolvido na produção. “É muito lindo ver a população prestigiando. O evento está lindo. Todos se dedicaram muito para que essa produção acontecesse. Eu agradeço essa parceria com o Governo do Estado de São Paulo”, afirmou.
Além das apresentações presenciais, o público de Campinas e região pode acompanhar, na sexta-feira, dia 19, a estreia do espetáculo ao vivo pela internet, transmitida pelo YouTube. Segundo a secretária Alexandra, a medida foi essencial diante da alta procura. Os convites gratuitos se esgotaram em menos de quatro minutos após a abertura das reservas.
Promovido pelo CULTSP PRO e pela Prefeitura de Campinas, “Quebra-Nozes, o Musical” apresenta a primeira adaptação brasileira do clássico natalino de Tchaikovsky para o formato de teatro musical, inspirada nas grandes montagens da Broadway.
Com cerca de 60 minutos de duração, divididos em dois atos, a montagem reúne 56 artistas locais, formados em um processo educativo iniciado em setembro, além de coro e orquestra. O projeto integrou cursos gratuitos voltados à capacitação de artistas e técnicos da cidade, fortalecendo a cadeia produtiva cultural dentro e fora do palco. Em cena, o público acompanha Clara em uma noite de Natal marcada pela magia do boneco quebra-nozes e por uma jornada de sonho, amizade e fantasia.
A direção artística e a curadoria geral são assinadas por Fernanda Chamma, referência nacional no teatro musical brasileiro. O espetáculo conta ainda com a participação do maestro Wanilton Mahfuz, diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do CULTSP PRO, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.