Arte urbana: Terminal BRT Ouro Verde ganha mais um mural para inspirar usuários

Quem costuma passar pelo Terminal BRT Ouro Verde acaba de ganhar mais um painel do projeto BRT Arte, para inspirar o dia a dia. A multiartista Chris Quaglio realizou a pintura no muro externo do espaço, em frente ao Hospital Ouro Verde, com inspiração na natureza e no incentivo a práticas sustentáveis.

 

O BRT Arte é realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Esta etapa foi viabilizada junto à Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

“Essa foi mais uma das várias etapas do BRT Arte que estão sendo programadas para a transformação do Terminal BRT Ouro Verde”, explica Claudia Mota, coordenadora de acompanhamento dos corredores BRT, da Emdec. “O projeto tem o propósito de levar aos usuários e funcionários do transporte público, das vias urbanas do entorno e, também, aos pacientes e trabalhadores do hospital um pouco de cor e vida, aliviando a rotina diária através do conforto visual e da alegria que a arte proporciona”.

 

Artista voltou a desenhar após vencer concurso da Emdec, em 2013

 

Chris Quaglio, a artista que assina o painel, conta que o hábito de desenhar, que marcou a sua infância, foi retomado após vencer um concurso de fotografia com temas ligados à mobilidade urbana, organizado pela Emdec, em 2013.

 

“Ganhei um tablet. Eu já pintava desde criança e, depois que eu ganhei esse tablet, eu voltei a desenhar e pintar”, conta. “E hoje estou tendo a oportunidade de participar do BRT Arte, deixar a mensagem de sustentabilidade para que a gente cuide do nosso meio ambiente”.

 

Em agosto, outras artistas também ilustraram o Terminal Ouro Verde com as suas cores, como parte do Festival Ocre, em parceria com o BRT Arte. Na ocasião, Vida do Valle Canova, Gim Martins e Nihao realizaram murais na passarela de acesso ao terminal, em pilastra da estrutura e no mesmo muro pintado por Chris Quaglio.

 

Sobre o BRT Arte

 

O projeto já levou o trabalho de diversos artistas a muros que integram o contexto das obras do BRT. Entre eles, o viaduto da avenida Transamazônica, que recebeu intervenção artística com cerca de 50 artistas, em abril de 2024.

 

Entre as instalações que já receberam as artes urbanas, estão o Terminal BRT Mercado, com trabalho de Marta Henriksen (conhecida como Miss; o Terminal BRT Satélite Íris, com Leandro Ferreira dos Santos (Kranium) e Guilherme de Paula (Q.Pirigo); e o Terminal BRT Campos Elíseos, com Alexandre Filiage (Filiage) e José Flávio Audi (Audi); entre outros.

 

Exit mobile version