Gestão de Pessoas forma mais duas turmas no Lidera; já são 357 lideranças formadas
Servidores de mais duas turmas do Lidera – Programa de Mentoria para Lideranças Públicas – concluíram a formação na última semana. Ao todo, já são 357 profissionais da Prefeitura de Campinas formados no programa da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e do Gentilab, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Administração Municipal.
Neste ano, o programa trouxe como novidade a inclusão de temas como Equidade de Gênero, Letramento Racial e Dinâmicas Sociais e Territoriais, dentro das Políticas Transversais.
Segundo os organizadores, o novo formato agradou os participantes, que avaliam que a experiência ficou ainda mais enriquecedora. “O curso deste ano foi muito interessante. Saí de lá com muito mais conhecimento agregado”, comentou Murilo Rodrigues Vicentim, da Secretaria de Saúde.
Ainda segundo ele, o que mais chamou sua atenção foram as duas aulas de dinâmicas sociais e territoriais. “Foi muito legal saber um pouquinho mais da história de Campinas e a gente ver isso in loco foi enriquecedor. A gente finaliza o curso entendendo um pouco mais da multiplicidade de temas e de coisas que envolvem a liderança, principalmente a do setor público”, completou o enfermeiro.
Para o diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DAGPI), Fábio Custódio, com as Dinâmicas Sociais e Territoriais os líderes compreendem melhor o contexto em que atuam. “Conhecer o território é fundamental para tomar decisões mais justas, evitar soluções que ignorem desigualdades, entender as diferenças entre populações historicamente privilegiadas e marginalizadas e identificar oportunidades e relações locais”, explicou o diretor. “Toda atitude de liderança depende de contexto e o território é parte essencial dessa construção”, completou.
Próximas turmas
Para 2026, a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o Gentilab vão abrir novas turmas. “O Lidera tem sido um grande sucesso e para o próximo ano vamos continuar com a programação e formar mais servidores com uma visão mais ampla de liderança”, contou a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira.
Temas
O Lidera é desenvolvido em quatro temas:
-
Autoliderança (metas pessoais, valores pessoais e profissionais, autoconhecimento e equilíbrio emocional);
-
Gestão de equipes: comunicação com a equipe, feedback, análise de perfil comportamental da equipe e gestão de conflitos;
-
Ferramentas de gestão (gestão do tempo, ferramentas de diagnóstico e análise de cenários, planejamento estratégico); e
-
Políticas transversais (equidade de gênero, de letramento racial, territórios e dinâmicas sociais).
Formato
O Lidera é feito com mentoria em grupo. Os mentores serão os próprios participantes que, depois de receberem orientações técnicas sobre as ferramentas de liderança, vão compartilhar sua experiência de gestão para cada tema pré-definido.
O programa foi concebido para auxiliar os gestores no processo de gestão. Em cada encontro, os participantes conhecem uma ferramenta e discutem os problemas em suas rotinas, compartilham soluções, dificuldades e expertises. O curso teve início em 2023 e desde então é muito bem avaliado pelos participantes das oito primeiras turmas.