Home Noticias Prefeitura lança hotsite do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão

Prefeitura lança hotsite do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão

0

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras de Campinas passa a contar, a partir desta quarta-feira, 10 de dezembro, com um espaço exclusivo para a divulgação de suas ações. O hotsite está disponível no endereço https://campinas.sp.gov.br/sites/liderancas-negras/inicio .

 

Na página, os servidores vão encontrar conteúdos sobre as ações, etapas formativas, notícias, eventos, publicações e iniciativas vinculadas ao programa.

 

“O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras é um passo muito importante na busca por uma Prefeitura com mais equidade, igualdade e direito de crescimento profissional a todos os servidores”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

 

O objetivo do hotsite é ampliar a transparência, facilitar o acesso do público às atividades e dar visibilidade às políticas afirmativas voltadas ao fortalecimento da presença de pessoas negras em posições estratégicas da administração pública municipal.

 

Para Daniel Carlos Estevão, um dos idealizadores da plataforma, ter um espaço para divulgar o programa é essencial. “Queremos dar o máximo de visibilidade e transparência para este programa que é tão essencial para a cidade. Ter um serviço público antirracista contribui para a construção de uma sociedade antirracista”, completou.

 

O programa

 

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão visa estimular e aprimorar o desenvolvimento de habilidades de servidores negros para o exercício de posições de liderança na Administração Pública.

 

Segundo dados do cadastro da Prefeitura, mais de 10,2 mil (72%) são brancos; cerca de 2 mil (9%) são pretos; 2,5 mil pardos (17%); 221 amarelos (2%) e 16 indígenas. O demais não informaram.

 

Em relação aos cargos de gestão, o relatório do Lidera sobre as competências dos gestores públicos da Prefeitura apontam que dos 1,3 mil gestores, cerca de 1 mil se autodeclararam brancos (76,98%), mais de 280 se autodeclararam pretos ou pardos (21,15%), 15 amarelos (1,12%) e 10 gestores optaram por não informar (0,75%).

 

Entre os objetivos estão a identificação de servidores públicos negros, com perfil de gestão e potencial de liderança; a criação de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento profissional contínuo; o desenvolvimento de competências de lideranças e gerenciais necessárias para uma atuação estratégica, inovadora, diversa e flexível.

 

Também objetiva fomentar o fortalecimento dos gestores e gestoras negras em espaços de decisão, implementar e fortalecer a construção de uma rede de lideranças negras e produzir estudos e avaliações sobre a ampliação da diversidade e seus efeitos na Administração Pública.

Exit mobile version