Home Noticias Campinas terá ações no Centro pelo fim da violência contra a mulher

Campinas terá ações no Centro pelo fim da violência contra a mulher

0

A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Campinas vai promover na próxima terça-feira, 9 de dezembro, duas ações que fazem parte da  programação dos “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

 

Na rua 13 de Maio, entre 9h e 17h, a Pasta vai divulgar serviços importantes no combate à violência contra à mulher, como o Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher), e também a Rede Mulher Empreendedora, que foca no incentivo ao empreendedorismo feminino. 

 

A Secretaria de Saúde também marcará presença fazendo testes rápidos, de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV, além de aferição de pressão. Uma equipe da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai prestar informações jurídicas

 

A programação contará, ainda, com atrações artísticas e culturais, como a participação do Coral de Servidores da Prefeitura e apresentações de dança. 

 

Para Maria Carolina Fonseca, diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres e Proteção de Direitos, realizar os 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma oportunidade de esclarecer a sociedade sobre os direitos, a autonomia e o direito à vida, que todo ser humano possui. 

 

“Essa iniciativa é uma resposta da sociedade para dizer que nós decidimos nossas prioridades, forma de viver e sonhos. É mais uma ação do nosso dia a dia na luta pelo direito das mulheres”, afirmou. 

 

Violência de gênero e cyberbullying 

 

Ainda dentro da programação do 9, a Universidade Presbiteriana Mackenzie vai sediar uma palestra sobre violência de gênero e cyberbullying, ministrada pela advogada Paola Moreno. O evento é focado em adolescentes e jovens, mas é aberta para o público em geral. 

 

O objetivo é fortalecer a conscientização sobre conceitos como violência de gênero, as diferentes formas de violência, o que é o cyberbullying e seus impactos, além da orientar sobre como pedir ajuda para sair desse ciclo. 

 

De acordo com a advogada, a palestra é uma oportunidade para conversar de forma direta e sem julgamentos, utilizando exemplos práticos de situações do cotidiano, além de séries e filmes para os conceitos ficarem claros. 

 

“É um espaço para aprender como se proteger, como apoiar uma amiga e como transformar a internet em um lugar mais seguro. E mais, tudo será conversado de forma direta, atual, com exemplos e referências de séries e situações do cotidiano deles”, afirmou. 

 

A inscrição gratuita para participar do evento pode ser feita aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbPhqizwGnOKhKlm9kdBLOgxsIP3XyVczOB3tizWf1c51VqA/viewform 

 

Serviço 

Ação na rua 13 de Maio 

Apresentação dos serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, ações de saúde, jurídicas e culturais

Data: 9 de dezembro 

Horário: das 8h às 17h 

Local: Rua 13 de Maio 

Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral) 

 

Palestra sobre violência de gênero e cyberbullying 

Data: 9 de dezembro 

Horário: das 8h às 12h 

Local: Auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

 

Exit mobile version