A Brigada da Dengue, formada por servidores da Prefeitura de Campinas, inspecionou mais de 70 locais de trabalho dos servidores na última sexta-feira, 28 de novembro. A iniciativa faz parte da Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti, que aconteceu entre 24 e 29 de novembro, promovida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
O grupo realizou 276 ações de controle como remoção de objetos com água e retirada de materiais jogados em áreas externas e que poderiam acumular água.
“A Brigada tem tido uma atuação muito importante no combate à dengue com inspeções nos locais de trabalho. A luta contra a dengue é responsabilidade de todos”, disse Daniel Taima, técnico em segurança do trabalho.
Flavia Maria da Silva, da Ouvidoria, conta que sempre faz a inspeção em seu local de trabalho, principalmente nos vasos de plantas. “Converso com os colegas para não deixarmos copos ou tampas de garrafas jogadas, pano de chão e para mantermos nosso local de trabalho limpo”, conta. “Sempre envolvo e oriento a equipe”, completou.
“Acho muito importante a participação de todos os setores no combate à dengue e espero que as ações não sejam passageiras”, comentou Ana Jaira Costa Pessoa, do Cs Veridiana Toledo Nascimento (Jardim Satélite Íris)
Brigada da Dengue
A Brigada da Dengue é composta por cerca de 250 servidores de todas as secretarias. Ela foi instituída no Decreto 23.300/2024 e os brigadistas têm, entre suas funções, realizar inspeções semanais em seus locais de trabalho para identificar e corrigir situações de risco para a proliferação de mosquitos da dengue.
Desde que foi criada, já foram registradas cerca de 1.400 inspeções nos locais de trabalho da Prefeitura de Campinas.
A gestão do grupo de trabalho é feita pelo comitê de prevenção de prevenção e controle de arboviroses, que existe desde 2015 e que, em 2023, passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
O grupo reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa.
No comitê, é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e de apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br .



