Home Noticias Alerta meteorológico: região de Campinas pode ter tempestades severas na terça e...

Alerta meteorológico: região de Campinas pode ter tempestades severas na terça e quarta-feira

0

A Defesa Civil estadual está alertando para a possibilidade de ocorreram chuvas generalizadas e tempestades severas na região de Campinas entre amanhã, terça-feira, 2 de dezembro, e quarta-feira, dia 3.

 

Na terça-feira, a combinação da chegada de uma frente fria e do aquecimento prévio no Estado de São Paulo deverá criar condições para pancadas de chuva generalizadas, acompanhadas de raios, rajadas intensas de vento e queda de granizo em pontos isolados. Há também potencial para tempestades severas.

 

Na quarta-feira, a frente fria continuará atuando sobre o Estado, mantendo as condições para pancadas de chuva de forte intensidade. Embora não se espere um grande volume acumulado de chuva, ainda há potencial para episódios de tempestade.

 

Na quinta-feira, dia 4, a frente fria vai avançar para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, deixando de exercer influência direta sobre as condições de chuva no Estado de São Paulo. A partir da sexta, 5 de dezembro, e ao longo do sábado, 6, e do domingo, 7, o Estado deverá ter condições de tempo estável. Haverá predomínio de sol entre poucas nuvens, com aumento gradual da temperatura e sensação de calor e abafamento. Não há previsão de chuvas no período.

 

Confira as recomendações da Defesa Civil:

 

  • Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para ficar informado com antecedência;

 

  • Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas;

 

  • Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos;

 

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;

 

  • Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos e móveis, que podem ser levados pelo vento;    

 

  • Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água;

 

  • Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo 193.

 

Como receber os alertas

 

A população pode receber avisos oficiais de duas formas:

Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.

SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.

 

Serviço:

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

 

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;

 

Ligue 193, dos Bombeiros, para situações de emergência.

 

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.

Exit mobile version