Home Noticias Centro POP Sares II encerra Mês da Consciência Negra com palestra sobre...

Centro POP Sares II encerra Mês da Consciência Negra com palestra sobre memória afro-brasileira

0

O Centro POP Sares II encerrou nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, a programação do Mês da Consciência Negra com uma atividade que reuniu usuários, equipes técnicas e o professor Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto (Unicamp/Rotas Afro) em diálogo sobre ancestralidade, identidade e cidadania.

Na palestra “Raízes e Possibilidades: A Potência da Memória Afro-Brasileira”, Igor apresentou um panorama das contribuições negras para Campinas e para o Brasil, retomando referências como o símbolo Sankofa (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sankofa) e a pergunta norteadora: “Como a memória afro-brasileira pode iluminar novos caminhos coletivos para o futuro?”. O público participou ativamente, compartilhou experiências e conectou histórias de vida à memória coletiva destacada pelo convidado.

A organização do encontro foi conduzida pelas equipes da unidade: pela manhã, Micael Abner de Oliveira Antônio (agente de ação social) e Denise Aparecida Rodrigues Okuda (assistente social); à tarde, Micael Abner de Oliveira Antônio e Sharon Moraes e Castro Franco (assistente social).

“Ao valorizar a memória afro-brasileira, fortalecemos políticas públicas que reconhecem a população em situação de rua como sujeitos de direitos. Essa é uma agenda de dignidade, acesso e reparação que seguimos ampliando no município”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Ao tratar de personagens e símbolos que marcaram a cidade (de expressões culturais a clubes esportivos), a atividade reforçou o papel histórico da população negra na formação de Campinas e a importância de reconhecer essas referências no presente.

“Nosso compromisso diário é criar oportunidades de pertencimento. Informação, escuta qualificada e vínculos fortalecidos ajudam cada pessoa a reconstruir seu caminho com apoio e respeito”, declarou Maria Aparecida Teixeira Régis, a Cidinha, coordenadora do Centro POP Sares II.

O encerramento reafirmou a missão do Centro POP Sares II: promover conhecimento, cidadania e valorização da identidade, lembrando que a condição de rua não define o futuro de ninguém.
 

  •  

Exit mobile version