O prefeito de Campinas, Dário Saadi, sancionou na noite desta segunda-feira, 24 de novembro, a lei que cria o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), no Distrito de Barão Geraldo. A cerimônia foi realizada no Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materias (CNPEM), sede do Sírius, maior laboratório de luz síncroton no Hemisfério Sul, e que ao lado de outras instituições, faz parte do polo recém-criado.
Dário Saadi destacou que o PIDS vai gerar empregos e trazer desenvolvimento para a região onde será instalado. “Foi um processo democrático de discussões, audiências públicas, debates, tudo para garantir um projeto que implantasse o nosso distrito de inovação. O PIDS olha para a sustentabilidade, para as pessoas, para o desenvolvimento e para os empregos de alta qualidade que serão gerados.”
Antonio José Roque, diretor do CNPEM, lembrou do histórico de trabalho pra criação do PIDS e ressaltou os desafios do futuro como a atração de empresas, habitações e instituições compatíveis com o projeto. Ele afirmou ainda que iniciativa, que nasceu na academia, ganhou tração ao ganhar a Administração Municipal como aliada. “A partir do momento em que o projeto foi encampado pela Prefeitura ele atingiu um outro patamar”, destacou citando a importância do apoio do prefeito e das secretarias municipais.



