Centro de Inteligência Metropolitana ajuda na localização de suspeitos de assaltar joalheria em shopping de Campinas
Com ajuda das câmeras do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM), que fica em Campinas, foi possível identificar a rota de fuga de parte dos suspeitos de integrar a quadrilha responsável pelo assalto a uma joalheria em um shopping da cidade, na tarde desta quinta-feira, 20 de novembro. O CIM fica em uma sala anexa ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campinas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e articula os núcleos de Inteligência das guardas municipais de 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas.
A GM recebeu a informação de que um veículo branco estaria envolvido na ação. Por meio da placa do carro os agentes puderam acompanhar a trajetória do veículo e comunicar a Guarda Municipal da cidade de Pedreira. Três pessoas foram presas na cidade.
A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, destaca a ação rápida da corporação. “Assim que fomos acionados nossos agentes foram até o shopping para apoiar a Polícia Militar. Enquanto isso, a nossa inteligência passou a monitorar as câmeras, e de posse das características do veículo, foi possível localizá-lo. Esse fato mostra a importância do trabalho que vem sendo realizado tanto do uso da tecnologia quanto da integração entre as forças de segurança na RMC”, explica a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares.
O caso é investigado pela Polícia Civil. Até o começo da tarde desta sexta-feira, 21 de novembro, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido, todos suspeitos de envolvimento com o assalto.
CICC e CIM
O CICC reúne forças de segurança, órgãos fiscalizadores da Prefeitura e a Associação Brasileira de Inteligência (Abin), com o objetivo de captar e centralizar informações sobre o município, facilitando a troca de dados e promovendo respostas mais rápidas no atendimento à população.
Anexo ao CICC, o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) tem a missão de fortalecer a cooperação regional, viabilizar o compartilhamento de dados estratégicos, definir ações integradas e promover operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.