O ano de 2025 reforçou a importância da ARIE Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), na produção de conhecimento voltado à conservação da biodiversidade e na formação de estudantes que seguirão realizando pesquisas no futuro. Este ano, a reserva recebeu estudantes de instituições como PUC Campinas, Unicamp, Unesp e UFSCar.
Entre os trabalhos realizados na unidade de conservação, destaca-se a pesquisa conduzida por Maurício Solera, sob orientação de Regina Longo, da PUC-Campinas. O estudo reafirmou a relevância de áreas naturais como a Mata de Santa Genebra para a regulação do microclima e a melhoria da qualidade de vida da população. A análise revelou que, na área florestal, a temperatura do ar é até 26% menor do que no Campus da PUC — uma diferença que representa até 8°C a menos em relação a áreas urbanizadas da metrópole. Já a umidade relativa do ar apresentou índices 38% superiores dentro da mata. Os resultados reforçam a importância de investir na conservação de florestas urbanas como estratégia eficaz para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Outro destaque é a publicação de um artigo científico de pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Sistemática de Borboletas (Labbor) da Unicamp, na revista Diversity, que registrou a presença de 706 espécies de borboletas na ARIE Mata de Santa Genebra. O trabalho, desenvolvido durante o doutorado de Junia Carreira, reúne registros de campo realizados desde a década de 1970 pelos pesquisadores Keith Brown Jr. e André Freitas, orientador de Junia. Além de revelar a diversidade existente na Mata de Santa Genebra, o estudo apresenta dados sobre a sazonalidade das borboletas, contribuindo para o planejamento de ações de conservação e iniciativas de ciência cidadã, como a observação de borboletas.
O presidente da FJPO, Rogério Menezes afirma que para garantir a continuidade dos trabalhos, a Fundação tem apoiado a realização de aulas de campo na unidade de conservação, fundamentais para a formação de novos pesquisadores. “Em 2025, a Unidade recebeu estudantes de instituições como PUC Campinas, Unicamp, Unesp e UFSCar, em atividades que integram conteúdos acadêmicos e o conhecimento técnico desenvolvido a partir dos programas de conservação da área”, destaca Menezes.
Kelly Batista Martins, bióloga e diretora do Departamento Técnico Científico da Fundação, ressalta que ao longo de mais de quatro décadas, as parcerias entre a Fundação José Pedro de Oliveira e as instituições de ensino e pesquisa têm possibilitado o desenvolvimento de programas de conservação para a ARIE Mata de Santa Genebra embasados em informações científicas atualizadas e de alta qualidade. Entre estes programas, a bióloga cita o de Manejo e Proteção da floresta, incluindo ações de recuperação florestal e também o programa Socio Ambiental e Uso Público.
Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol, é o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas, e abriga uma grande diversidade de animais.
A Mata de Santa Genebra é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
Somente do grupo de vertebrados são 368 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 249 de aves, 57 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.) não há um valor definido, o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 706 espécies identificadas, de acordo com publicação científica de 2025.
Dentre os animais já identificados na Mata há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
SERVIÇO
ARIE MATA DE SANTA GENEBRA
Telefone de contato: (19) 3749-7200
Endereço: rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo
Campinas
Para visitar a ARIE Mata de Santa Genebra, acesse:
https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/opcoes-visitacao



