Quem passou pela praça Arautos da Paz, em Campinas, na manhã deste domingo, 16 de novembro, teve um alerta sobre cuidados que podem salvar vidas no trânsito. A data, que marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, foi lembrada por uma ação educativa e um simulado de sinistro envolvendo uma motocicleta, realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Rede Mário Gatti. Também apoiaram o evento a Prefeitura Municipal, Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) e a Vital Strategies.
A simulação de sinistro envolvendo motociclista embriagado e garupa de moto chamou a atenção do público. Danielle Santana, enfermeira, estava trabalhando em um evento que acontecia no local e diz que se assustou com a cena. Ela e os colegas chegaram a correr para fazer o socorro. “A primeira coisa que eu pensei foi que era um acidente de moto, que tem acontecido muito. Por isso esse tipo de treinamento, em um ambiente real, é muito importante para chamar a atenção.”
Duas motolâncias e uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu entraram em ação diante do cenário de uma vítima fatal e uma que precisava ser socorrida. Agentes da Mobilidade Urbana apoiaram o atendimento. José Luiz Queiroz, enfermeiro do Núcleo de Educação e Urgências da Rede Mário Gatti, destacou a importância de unir educação de trânsito e treinamento. “Aqui a intenção é sensibilizar para o perigo de beber e dirigir, mas nossas equipes podem aproveitar para treinar os procedimentos.”



