Home Noticias Pesquisadores de países da América Latina debatem a Tecnologia na Educação

Pesquisadores de países da América Latina debatem a Tecnologia na Educação

0

O uso das tecnologias nas salas de aula das escolas da rede pública de ensino permeou a abertura do I Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças nesta quarta-feira, 12 de novembro. A promoção do evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

Segundo a coordenadora geral do evento, Roberta Rocha Borges “o uso da tecnologia  para crianças deve ser pensado com responsabilidade e não pode ser apenas uso de telas. Temos de olhar para o digital como uma tecnologia que amplia as experiências das crianças”, afirmou. 

 

Durante dois dias, pesquisadores brasileiros e de países da América Latina estarão reunidos no Centro de Eventos da Secretaria de Educação, no Jardim do Vovô, em Campinas, onde também serão pensadas políticas públicas para a área de tecnologia. “Não podemos fazer uma leitura local das políticas de tecnologia e sim global, considerando que Brasil, Argentina e Peru têm realidades semelhantes”, disse a diretora do curso de Doutorado em Pedagogia da Universidad de Villa María, na Argentina, Yanina Débora Maturo. 
 

Para o secretário adjunto municipal de Educação de Campinas, Luiz Roberto Marighetti, essa aproximação das escolas públicas com as universidades é de extrema importância. “Um dos nossos desafios está no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. Aqui é um espaço onde podemos trocar essas experiências”, explicou o Marighetti.
 

Representando a Secretária Municipal de Educação, Patrícia Adolf Lutz, a vice-diretora Juliana Spezzato falou sobre a inclusão digital nas escolas. “Ela vai muito além da entrega de equipamentos ou da instalação de redes. Ela exige uma mudança de cultura, de práticas pedagógicas e, principalmente, de olhar para o professor como protagonista dessa transformação”, ressaltou. 
 

O Seminário Internacional segue até sexta-feira, 14 de novembro, e é destinado a estudantes de graduação, professores da Educação Básica e Graduação, das áreas de Educação e Comunicação.

Exit mobile version