Campinas sediou, na tarde da última segunda-feira, 10 de novembro, o Fórum de Políticas Públicas para o Esporte, que reuniu mais de 400 participantes no auditório do Hotel Vitória Concept. O encontro foi promovido pela Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer (ABSMEL) e Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF), com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas.
O evento contou com a presença de 147 secretários municipais de Esporte, representando cerca de 23% dos municípios do estado de São Paulo, além de parlamentares e representantes de entidades esportivas.
Diálogo e construção coletiva
O secretário municipal de Esporte e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, coordenador do fórum, destacou a importância da união entre os municípios para o fortalecimento das políticas públicas esportivas. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social”.
Ainda segundo Vanin que também é membro da ABSMEL e do Conselho Nacional de Esportes, “ nosso objetivo é garantir que o esporte e a atividade física cheguem a todos com qualidade e estrutura. Este fórum é para debater ações que tenham resultados práticos e eficientes ”, afirmou.
Participação institucional
Estiveram presentes no evento o deputado federal Carlos Sampaio, representando o Ministério do Esporte; o deputado estadual Felipe Franco, presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF), professor Rialdo Tavares; e o presidente da ABSMEL, Humberto Panzetti.
Panzetti reforçou o papel da ABSMEL como articuladora de políticas públicas eficazes: “Acreditamos que o avanço do Esporte e Lazer no Brasil passa, necessariamente, por um diálogo permanente entre os gestores municipais e as demais esferas da sociedade. Este fórum é um exemplo claro de como podemos construir soluções conjuntas”, disse.
Temas debatidos
Durante o fórum, os participantes discutiram propostas e estratégias voltadas ao fortalecimento do esporte nos municípios, com foco na inclusão social e no bem-estar da população. Os principais temas abordados foram:
– Estratégias para viabilização de emendas parlamentares destinadas ao Esporte e Lazer;
– Levantamento coletivo de demandas para o sistema estadual de esportes;
– Fortalecimento da representatividade dos municípios nas decisões sobre políticas esportivas;
– Construção de diretrizes para garantir o acesso e a qualidade das práticas de educação física, esporte e lazer;
– Proposição de políticas públicas que promovam a inclusão por meio do esporte comunitário.
Próximos passos
Ao final do evento, foi sugerido a elaboração de um relatório com as principais demandas e diretrizes discutidas, para que no próximo encontro se produza um documento colaborativo a ser encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo e ao Ministério do Esporte como contribuição concreta dos municípios paulistas para o desenvolvimento do setor.



