Home Noticias Defesa Civil compartilha conhecimento em resiliência em Workshop no Litoral do Paraná

Defesa Civil compartilha conhecimento em resiliência em Workshop no Litoral do Paraná

0

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, viaja nesta quarta-feira, 12 de novembro, para o Paraná, onde representará o município no Workshop: Municípios Mais Resilientes em Desastres (WMRD-PR). O evento, que ocorre nos dias 13 e 14 de novembro no Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR), em Paranaguá, tem como objetivo capacitar gestores e comunidades do Litoral do Paraná para a construção de um futuro mais seguro.

Convidado pelo Comandante do 8º Batalhão de Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Fabrício Frazatto dos Santos, Sidnei Furtado palestra nesta quinta-feira, dia 13 sobre cidades resilientes.

Em sua apresentação, ele abordará a importância da integração entre os setores públicos para a proteção da população, destacando desde o desenvolvimento urbano resiliente e a proteção de zonas naturais até o fortalecimento de capacidades institucionais e a formação de lideranças comunitárias.

“Nesta oportunidade, também vamos reforçar que Campinas, por meio do nosso Centro de Resiliência a Desastres (CRDC) está disponível para auxiliar outros municípios brasileiros a fazerem parte da iniciativa Construindo Cidades Resilientes do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR)”, destacou Furtado.

O diretor da Defesa Civil lembrou que o Estado do Paraná sofreu recentemente com eventos climáticos extremos, que trouxeram grandes impactos para a população, inclusive com perda de vidas. Para ele, a realização de encontros como esse, que contará com especialistas, professores e palestrantes de notório saber, contribui para trazer mais conhecimento e capacitar os profissionais e o serviço público para essa realidade.

“Campinas foi considerado o primeiro centro de resiliência brasileiro pela ONU. Implementamos diversas ações de redução de risco de desastres no município e na região e podemos colaborar com outros municípios que queiram implementar projetos para se tornarem mais resistentes e capazes de reduzir riscos”, reforçou Furtado. Ainda neste mês, no dia 17, ele irá para Patos de Minas (MG), onde abordará o mesmo tema. 

 

Exit mobile version