A Comunidade Jongo Dito Ribeiro promove a 17ª edição do projeto “Sou África em Todos os Sentidos” até o dia 13 de dezembro. O evento ocorre na Casa de Cultura Fazenda Roseira, em Campinas, e celebra a ancestralidade, a memória e as conexões culturais. A edição deste ano tem como tema “Tradição que acolhe: possibilidades e desafios para acessibilidade e inclusão”.
A programação é guiada pelos cinco sentidos — tato, olfato, paladar, audição e visão — e propõe experiências imersivas ao público. As atividades reafirmam o compromisso com a valorização das tradições afro-brasileiras e o diálogo entre diferentes expressões artísticas, que conectam gerações em torno do Jongo, do corpo e da memória.
Para o mês de novembro, a agenda amplia o diálogo entre ancestralidade, arte e educação. Estão previstas atividades como plantio, oficinas de corpo e movimento, toque e percussão, além de roteiro de Jongo. A programação contará também com um curso sobre Patrimônio Cultural em Matriz Africana e uma oficina de brincadeiras.
Durante o evento, também serão apresentados os avanços de projetos contemplados por editais do Programa Nacional de Ações Culturais (PNAB). As iniciativas incluem o “Cosmovisão, Tradições e Culinária Afro” (Edital PNAB 006/2024) e o “Arquimemórias Jongueiras” (Edital 007/2024), que reforçam a preservação da memória ancestral.
O “Sou África em Todos os Sentidos” é uma realização da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. O projeto tem parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Aldir Blanc (PNAB).
Serviço: 17ª edição do projeto “Sou África em Todos os Sentidos”
Data: até 13 de dezembro
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Endereço: Rua Domingos Haddad, 01, Residencial Parque da Fazenda
Entrada gratuita



