Home Noticias Sistema de notificação de violências a crianças e adolescentes é tema de...

Sistema de notificação de violências a crianças e adolescentes é tema de capacitação na Rede Mário Gatti

0

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar realiza nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, das 9h às 12h, no prédio administartivo do hospital Mário Gatti, a capacitação com o tema “Sistema de Notificação de Violências e Fluxo de Atendimento às Crianças Vítimas de Violência Sexual”. Este é o quinto módulo do curso de qualificação profissional voltado a profissionais de saúde que trabalham com vigilância epidemiológica na RMG (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros).

 

O objetivo do curso é aprimorar e atualizar conhecimentos sobre os conceitos e princípios da vigilância em saúde; sobre as ferramentas e métodos utilizados na vigilância em saúde; desenvolver habilidades para analisar e interpretar dados de saúde; aprender a aplicar a vigilância em saúde em diferentes contextos.

 

Conteúdo

 

A capacitação será ministrada por Andrea Von Zuben, coordenadora do setor de Informação, Gestão e Ações Coletivas da Rede Mário Gatti, e terá a participação das enfermeiras Ana Paula Crivelaro e Juliana Bassul, que são responsáveis pela vigilância das notificações de violência de Campinas; Roberta Ferreira Barros dos Santos, responsável pela gestão médica do Pronto Socorro Infantil e da enfermaria pediátrica do Mário Gattinho; e Andrea Campedelli Lopes, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e Adolescente de Campinas.

 

O curso abordará conceitos e fundamentos da vigilância de violências; importância da notificação como instrumento de vigilância e cuidado; papel dos profissionais de saúde na identificação, notificação e encaminhamento dos casos; situação epidemiológica das violências no município de Campinas; análise dos principais tipos de violência atendidos na Rede Mário Gatti e desafios e estratégias para melhoria da notificação e da atenção às vítimas.

 

“Esta capacitação aborda um tema de enorme relevância para a saúde pública e para o nosso compromisso enquanto profissionais com o cuidado frente às situações de violência. Mais do que uma obrigação legal, a notificação é um instrumento essencial de proteção, que permite enxergar a dimensão real do problema, fortalecer políticas públicas e articular ações efetivas de cuidado. A violência não se expressa apenas em números, mas em histórias e vidas que passam diariamente por nossos serviços”, explicou Andrea Von Zuben, responsável pelo curso.

 

A metodologia envolve aulas teóricas e discussões em grupo e estudos de caso. O curso tem duração de seis meses com 4 horas mensais. O curso emite certificado de conclusão por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) e é validado para o Plano de Cargos e Carreiras.

 

Serviço

 

Capacitação – Sistema de Notificação de Violências e Fluxo de Atendimento às Crianças Vítimas de Violência Sexual

 

Data: quinta-feira, dia 13 de novembro

 

Horário: 9h às 12h

 

Local: 1º andar do Prédio Administrativo do Hospital Dr. Mário Gatti (Av. Pref. Faria Lima, 340)

 

Exit mobile version