O SOS Rua, serviço municipal responsável pela abordagem social a pessoas em situação de rua, registrou 252 abordagens em Campinas entre 3 e 7 de novembro, com média de cerca de 50 por dia. No mesmo período, o serviço realizou 58 atendimentos na sede.
As equipes atuaram em todas as regiões. No Centro, as equipes somaram 151 abordagens ao longo da semana, com pico na quarta-feira, 5 de novembro, no turno da manhã, quando contactaram 26 pessoas em situação de rua. Na terça-feira, as equipes realizaram 14 abordagens pela manhã e 12 à tarde.
Nas demais regiões, os números foram os seguintes: no entorno do Centro, 19; Sul, 27; Leste, 19; Noroeste, 16; Norte, 10 e Sudoeste, 10.
Ao longo dos cinco dias, as equipes combinaram busca ativa, atendimentos e encaminhamentos para garantir acesso a direitos e documentação. Houve agendamentos e articulações para documentação civil e registro: Noroeste, agendamentos e ida ao Poupatempo; Sul, 11 articulações para documentação civil e encaminhamentos a cartórios; Centro, agendamento de CIN, Carteira de Identidade Nacional, antigo RG.
“Documento em mãos significa porta aberta para direitos, por isso priorizamos agendamentos da Carteira de Identidade Nacional e articulações para registro civil”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
As equipes mobilizaram a rede socioassistencial e de saúde com acompanhamentos e encaminhamentos ao Poupatempo, ao Centro Pop, ao Consultório na Rua, ao CAPS, à UPA, ao CRAS e ao INSS. No Entorno, as equipes registraram acompanhamentos ao Consultório na Rua e ao Abrigo São Francisco. No Leste, as equipes realizaram encaminhamento ao Centro de Saúde Conceição. No Sul, o trabalho das equipes foi focado em acompanhamentos à UPA e ao Centro Pop II. No Centro, as equipes registraram encaminhamentos ao Poupatempo e à UPA.
As equipes também ofereceram suporte imediato, como a entrega de passes no Centro e o fornecimento de passe na região Norte, além de discussões de caso intersetoriais ao longo da semana.
Os dados reforçam a atuação contínua e integrada do SOS Rua, com ênfase em documentação civil e no acesso a serviços nas áreas de saúde, assistência e cidadania.



