Seminário com foco na Primeiríssima Infância encerra programação da Semana do Bebê de Campinas 2025

O seminário “Primeiríssima Infância: Cuidado que Nasce em Rede”, promovido pelo Plano da Primeira Infância Campineira (PIC), encerrou, na manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, a programação da Semana do Bebê de Campinas 2025. Realizado no Centro de Eventos da Secretaria de Educação, no Jardim do Vovô, o encontro reuniu cerca de 700 participantes, entre especialistas, profissionais das redes pública e privada, gestores, famílias e estudantes.

Na abertura, o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, destacou a importância da integração entre políticas e pessoas no cuidado com as crianças pequenas. Também participaram Ricardo Leite, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Tatiane Zamai, da Fundação FEAC, além de representantes das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Educação e Saúde.

O seminário teve como objetivo promover uma reflexão sobre o cuidado na primeiríssima infância (período que compreende os três primeiros anos de vida da criança), enfatizando a importância das relações, vínculos e redes de apoio que envolvem famílias, profissionais e o poder público.

O congresso teve a presença de especialistas reconhecidos na área da primeira infância, entre eles Bebel Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana; Leila Oliveira, especialista em educação e desenvolvimento da primeiríssima infância; e Giovanna Palandri, pediatra e apoiadora técnica da Saúde da Criança e do Adolescente de Jundiaí.

Cada palestrante apresentou uma abordagem sobre o cuidado em rede e o papel das famílias, profissionais e gestores na promoção de uma infância saudável, integral e protegida.

Exit mobile version