A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas (MG) apresenta em Campinas seu mais novo concerto, “Ecos da Alma”, um convite a escutar o invisível e a se emocionar com a música de dois dos maiores compositores da história: Ludwig van Beethoven e Antonín Dvořák.

 

A apresentação acontece no dia 16 de novembro, domingo, às 18h, no recém reinaugurado teatro do Centro de Convivência em Campinas, com a participação especial da solista Betina Stegmann. O programa inclui duas obras-primas da música sinfônica, a Sinfonia n. 7 de Beethoven e o Romance para Violino e Orquestra de Dvorak.

 

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla [ https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-filarmonica-de-patos-de-minas-concerto-ecos-da-alma-solista-convidada-betina-stegmann/3201516 ]

 

A Sinfonia n.7 de Beethoven é uma das obras mais icônicas do compositor alemão, conhecida por sua energia e paixão. Composta em 1812, é considerada uma das melhores sinfonias de Beethoven, com seu famoso Allegretto, que é um dos movimentos mais reconhecidos da música clássica.

 

Já o Romance para Violino e Orquestra de Dvořák é uma obra que combina a beleza da música com a expressividade do violino. Composta em 1877, é uma das peças mais românticas do compositor tcheco, com sua melodia suave e emotiva, que é interpretada pela violinista Betina Stegmann.

 

Betina Stegmann 

 

Betina Stegmann nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e iniciou seus estudos de violino em São Paulo com Lola Benda, continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), onde cursou a classe de violino de Igor Ozim e a classe de música de câmara do Quarteto Amadeus. Seguiu logo após para Tel Aviv – Israel e aperfeiçoou-se com Chaim Taub. Mais tarde, frequentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal.

 

Como recitalista e solista, apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI – Trieste (Itália) estreando, entre outras, obras de compositores contemporâneos. Participou de vários festivais no Brasil e exterior. Atualmente é 1° violino do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professora no Instituto Baccarelli.

 

O concerto também homenageia o mestre Jean Obry, da Fundação Brasil Meu Amor, que partiu há três anos neste mesmo dia, tendo vivido em Campinas durante alguns anos.

 

Serviço:

Orquestra Filarmônica de Patos de Minas – Turnê 2025 – Ecos Da Alma

– Data: 16 de novembro – domingo

– Hora: 18h

– Local: Teatro interno do Centro de Convivência Carlos Gomes, Campinas/SP

– Entrada: gratuita, através da plataforma Sympla [ https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-filarmonica-de-patos-de-minas-concerto-ecos-da-alma-solista-convidada-betina-stegmann/3201516 ]

– Programa: Sinfonia n.7 de Beethoven e Romance para violino e Orquestra de Dvořák