A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) promoveu nesta terça-feira, 14 de outubro, um encontro com docentes do Programa de Apoio à Alfabetização (PAA), como comemoração do Dia dos Professores.
“É uma homenagem aos nossos educadores, que atuam com muita sensibilidade, técnica e compromisso, garantindo que cada criança avance em seu ritmo e conquiste o pleno domínio da leitura e da escrita”, saudou a diretora educacional do PAA, Eliana Oligurski.
O evento homenageou o trabalho dos educadores que atuam no reforço pedagógico no contraturno escolar para alunos do Ensino Fundamental, os anos Iniciais da rede municipal, auxiliando crianças com algum tipo de dificuldade regular de aprendizagem.
Desde a criação, o PAA tem obtido resultados importantes na aprendizagem dos estudantes: todas as escolas municipais que adotaram o programa apresentaram avanços significativos nas análises de desempenho escolar. Um exemplo são as avaliações oficiais de proficiência, cujos resultados mostram os progressos alcançados com a ajuda dos educadores do PAA.
O diretor de Programas de EJA da Fumec, José Batista de Carvalho Filho, também destacou o trabalho dos profissionais do PAA: “Os bons resultados são frutos de um trabalho feito com muita seriedade e dedicação pela diretoria educacional, pelas professoras da Fumec e pelas equipes das escolas parceiras. É um esforço conjunto, e quem mais se beneficia é o próprio aluno.”
Programa de Apoio à Alfabetização
Criado em 2015, o PAA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fumec, que fortalece as políticas públicas municipais de educação voltadas à alfabetização e ao desempenho escolar.
O Programa reafirma o compromisso da Prefeitura de Campinas com a qualidade da educação pública, a valorização dos profissionais da educação e a promoção da equidade no aprendizado, pilares essenciais para o desenvolvimento humano e social do município.




