Connect with us

Indaiatuba

1º Festival de Inverno de Indaiatuba une música, dança e gastronomia

imagem 23

Foto: Divulgação

Tem início nesta sexta-feira (05) o 1º Festival de Inverno de Indaiatuba, evento promovido pela Prefeitura de Indaiatuba que vai reunir atrações artísticas, músicos, apresentações de dança e arte culinária. Trata-se da união de dois importantes eventos sediados na cidade: o 27º Passo de Arte in Concert e o 10º Festival Gastronômico Sabores da Terra. Outro evento que integrará o Festival de Inverno será o EMIN (Encontro Musical de Indaiatuba) que será realizado pela primeira vez e oferecerá cursos de violino, viola e violoncelo para músicos com professores reconhecidos no cenário nacional.

Nos dois primeiros finais de semana de julho as atrações serão concentradas no circuito próximo à Concha Acústica, no Parque Ecológico, onde serão realizadas apresentações de dança e música, na sexta feira a partir das 18h e aos sábados e domingos a partir das 12h. Entre as atrações de destaque estão o bailarino Carlinhos de Jesus, o músico Derico Sciotti, com o Music Truck, e o Classical Queen, grupo brasileiro que tem a proposta de recriar, com o máximo de detalhes, as performances da banda inglesa. No local haverá ainda tendas de alimentação de renomados restaurantes e cafeterias da cidade, tendas de produtores rurais, área kids, entre outras atrações.

Advertisement

No Parque Temático, também no Parque Ecológico, nos dias 06, 07, 09, 13 e 14 de julho estarão acontecendo as apresentações do Passo de Arte, das 16h às 19h, que contará com profissionais convidados e grupos de dança de renome no país, tais como Carlinhos de Jesus e Partner, Frank Ejara (Hip Hop), KatadoSporaí, entre outros.

PASSO DE ARTE IN CONCERT

O Passo de Arte In Concert, que acontece em Indaiatuba durante este mês, reunirá bailarinos e grupos de dança de renome em 5 dias de apresentações abertas ao público em dois palcos diferentes. O evento integra o 1º Festival de Inverno de Indaiatuba e tem confirmados nomes como Carlinhos de Jesus, Frank Ejara, Galpão 1 Erika Novachi, Cia Kika Sampaio de TAP e Cícero Gomes, além de academias de dança da região e também de outros estados.

Advertisement

Como atração convidada o bailarino e coreógrafo, Carlinhos de Jesus, que se tornou sinônimo da dança de salão e referência no segmento, difundindo sua arte no teatro, cinema e em grandes eventos nacionais e internacionais, abre, às 16h deste sábado, 6, as apresentações no palco externo do Parque Temático, seguido por companhias de dança de Indaiatuba e região. O bailarino se apresenta novamente, às 20h, no circuito próximo a Concha Acústica do Parque.

No domingo, 7, é a vez de Frank Ejara. Street Dancer desde os 11 anos de idade, aos 20 se tornou profissional e, em 1999, fundou a Cia. Discípulos do Ritmo. Ministra workshops por todo Brasil, inclusive no Passo de Arte, e cursos em países como França, Inglaterra, Holanda e Itália. Encerrando a primeira semana de apresentações, quem abre, às 15h, na terça-feira, 9 de julho, feriado estadual, é a Cia Kika Sampaio de TAP, que reúne alguns dos mais talentosos jovens sapateadores do Brasil.

O 1º Passo de Arte In Concert, que tem Apoio da Tigre, por intermédio do Instituto Carlos Roberto Hansen, através do Programa Estadual de Apoio à Cultura (ProAC) ICMS, é realizado pelo Instituto Passo de Arte. Vale lembrar que todas as apresentações são gratuitas e ocorrem em dois palcos montados em pontos diferentes do Parque Ecológico de Indaiatuba.

Advertisement

SABORES DA TERRA

A quarta edição do Festival Itinerante Sabores da Terra em Indaiatuba está com uma programação imperdível para quem passar pela Concha Acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba entre os dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho. Comida de qualidade cheia de tradição e história, música boa, aulas-show e workshops gratuitos fazem parte do evento que teve a festa de encerramento incorporada no calendário do 1º Festival de Inverno de Indaiatuba.

Quem passar pelo recinto do festival nos seis dias de festa, vai encontrar o melhor da gastronomia de raiz resgatando tradições culinárias de dar água na boca, como a queima do alho, costela fogo de chão, hamburguer na parrilla, comida mineira no forno a lenha, paella caipira, pratinho mineiro, legumes no varal e joelho de porco e muito mais.

Advertisement

Tem comida boa por todas as alamedas e os pratos e guloseimas custam de R$5 a R$30 reais. Para quem não dispensa uma massa, vai encontrar as artesanais com gosto de casa de vó, hamburguer artesanal, espetinhos, o autêntico pastel de feira, milho verde e quentão.

O evento também contará com uma parte mais refinada. Sete estabelecimentos da cidade que participaram do festival com menus especiais estarão presentes: Brendans House, Don Ramon, Margot Casa de Chá & Arte, Toshi Japanese Food, Quero Donuts, Portugália e Restaurante Simetria, instalado no Hotel Royal Palm Tower, um dos patrocinadores do Sabores da Terra.

Apaixonado por doce? Visite as barracas mais açucaradas da festa com fondue de chocolate e doce de leite, doces finos, bombons, bolos, paletas mexicanas, açaí, sorvete, doces portugueses, doces mineiros, bala de coco caseira, canjica, arroz doce, quindim, pudim e claro, churros e pipoca para a garotada. Um verdadeiro oásis doce.

Advertisement

Nesta edição o público terá a oportunidade de conhecer renomados chefs e cozinheiros que vão mostrar seu talento e arte por meio das aulas-show e workshops gratuitos. Uma cozinha show numa área de 100 metros foi montada especialmente para a ocasião. O comando dessa área considerada pelos organizadores como o coração da festa, ficará por conta do curso de gastronomia da UNIMAX, sob a batuta do Prof. Caio Nunes.

ENCONTRO MUSICAL DE INDAIATUBA – EMIN

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e a Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba (AMOJI) realizam entre os dias 17 e 21 de julho de 2019 a primeira edição do EMIN – Encontro Musical de Indaiatuba. Promovido com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Cultura, e do Mosteiro de Itaici, o EMIN oferecerá cursos de violino, viola e violoncelo para 100 inscritos.

Advertisement

Direcionado a músicos ou pessoas com noções básicas de um dos instrumentos, o encontro tem como diretor artístico o maestro Paulo de Paula. Entre os professores do encontro estão grandes nomes da música instrumental, entre eles Pablo de León (violino), Arthur Huf (violino), Gabriel Marin (viola), Fabio Presgrave (violoncelo) e o maestro Paulo de Paula. Os alunos participarão dos ensaios e apresentações da Camerata de Cordas e da Orquestra Acadêmica, que encerrará o encontro no dia 21 de julho. Serão realizadas ainda apresentações musicais diárias com a participação de grandes solistas convidados.

Nos dias 19 e 20 de julho a Sociedade Mantenedora da Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba realizará um workshop de sopro, com professores e músicos profissionais, dentro do 1º EMIN – Encontro Musical de Indaiatuba. Com realização gratuita, o workshop oferecerá aulas de Flauta, Oboé, Fagote, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompa, Trombone, Eufônio (Bombardino), Tuba e Percussão.

FESTIVAL DE INVERNO DE INDAIATUBA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Advertisement

05 DE JULHO (SEXTA)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

18h: Início

Advertisement

19h: Abertura oficial

20h: Camerata Filarmônica de Indaiatuba

06 DE JULHO (SÁBADO)

Advertisement

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h: Apresentação das Oficinas Culturais (Coral, Piano, Jazz, Ballet, Hip Hop e Violão)

13h: Letícia Nicolielo Trio – Fernando de Sá (baixo) e Flávio Lima (bateria)

Advertisement

14h: Dança – Passo de Arte

15h-17h: Derico – Music Truck

20h: Carlinhos de Jesus e Partner

Advertisement

21h: Roça’n Roll

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (Carlinhos de Jesus e Partner)

Advertisement

07 DE JULHO (DOMINGO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h: Apresentações das Oficinas Culturais (Ballet, Jazz, Dança de Salão e Violão) e Orquestra de Viola Caipira

Advertisement

13h: Combo Villa-Lobos (Quarteto de Saxofone e Quarteto de Trombones Corporação Musical Villa-Lobos)

14h-15h30: Dança – Passo de Arte

16h: Apresentação do grupo de Dança – Jazz da Secretaria de Cultura

Advertisement

19h15: Orquestra Jovem de Indaiatuba e Banda Harmos – Beatles in Concert

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (Frank Ejara – Hip Hop)

Advertisement

09 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (KatadoSporaí – Sapateado)

Advertisement

12 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Pq Ecológico

20h: Classical Queen

Advertisement

13 DE JULHO (SÁBADO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Pq Ecológico

12h-14h: Soul Boogie – Orchestra em versão trio

Advertisement

14h-15h30: Dança – Passo de Arte

17h-18h30: Tavinho Rezende: Folk e Blues

18h30-20h: Camila Foroni

Advertisement

20h: The Brothers

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (Galpão I – Érika Novachi – Jazz)

Advertisement

14 DE JULHO (DOMINGO)

Local: Circuito próximo à Concha Acústica – Parque Ecológico

12h-14h: Banda Radiola

Advertisement

14h – 15h30: Dança – Passo de Arte

16h-17h: Ador’art’n Park

18h: Quarteto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Advertisement

19h: Letícia Nicolielo, Lucy Campos e Rodrigo Begali

Tributo a Cássia Eller, Cazuza e Marina Lima

Local: Parque Temático – Parque Ecológico

Advertisement

16h-19h: Passo de Arte – Apresentações de convidados profissionais e grupos de dança (Cícero Gomes e Partner – Primeiro Bailarino do TMRJ)

1º EMIN – ENCONTRO MUSICAL DE INDAIATUBA

17 de julho (quarta-feira)

Advertisement

Local: CIAEI

20h – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Regência: Paulo de Paula

Solista convidado: Pablo Léon

Advertisement

18 de julho (quinta-feira)

Local: Mosteiro de Itaici

20h – Concerto de Música Sacra

Advertisement

Arthur Raymundo convida Camerata Filarmônica de Indaiatuba – Regente titular: Natália Laranjeira / Direção Musical: Alexandre Cruz

19 de julho (sexta-feira)

Local: CIAEI

Advertisement

20h – Orquestra Sinfônica da Unicamp – Regência: Cinthia Alireti

Solista convidado: Fábio Presgrave

20 de julho (sábado)

Advertisement

Local: CIAEI

20h: Corporação Musical Villa-Lobos

Regência: Samuel Nascimento e Tiago Roscani

Advertisement

21 de julho (domingo)

Local: Mosteiro de Itaici (Vila Kostka)

10h – Concerto Acadêmico do 1º EMIn

Advertisement

Regência: Paulo de Paula – Solista convidado: Gabriel Marin

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare