Connect with us

Geral

14ª edição do Concurso Estímulo para Cantores Líricos divulga vencedores

imagem 141

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas divulga nesta sexta-feira, 15 de outubro, os quatro vencedores da 14ª edição do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, uma das seleções musicais mais concorridas do gênero no País. O concurso faz parte da programação do Mês Carlos Gomes, realizado durante os 30 dias de setembro, com o apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes.
Os vencedores são: Yangmei Hon Natalino, melhor voz feminina; César Augusto Rosa de Camargo, melhor voz masculina; Lucas Timóteo de Melo, melhor intérprete de canção de câmera de Antônio Carlos Gomes e Daiane Scales Cezário, melhor intérprete de ópera de Antônio Carlos Gomes.
Os dois vencedores na categoria melhor voz feminina e masculina receberão prêmios no valor de R$ 5.000,00 para cada um. Os dois na categoria melhor intérprete de canção de câmera de Antônio Carlos Gomes e melhor intérprete de ópera de Antônio Carlos Gomes receberão prêmios no valor de R$ 3.000,00 para cada um.
O objetivo do Concurso Estímulo para Cantores Líricos é incentivar e revelar jovens talentos artísticos no campo da música lírica, com idades entre 18 e 35 anos, além de contribuir para a divulgação das obras do compositor campineiro Carlos Gomes. Como no ano anterior, por conta da pandemia, o concurso foi realizado de forma virtual mediante o envio de vídeos dos candidatos.
Os vencedores
Yangmei Hon Natalino
Graduada e mestre em música pela UFMG. Iniciou seus estudos musicais no CEFART, da Fundação Clóvis Salgado. Vencedora do V Concurso para Jovens Solistas da OSMG e do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia. Participou do XXI Concurso y Festival Internacional de Canto Lírico de la Ciudad de Trujillo – Perú. Participou das montagens dos Réquiens de Mozart, Verdi, Fauré e Brahms; das óperas Bastião e Bastiana e Così fan tutte (Mozart); das óperas Gianni Schicchi e La Bohème (Puccini); da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa); da Nona Sinfonia e da Fantasia Coral (Beethoven).
César Augusto Rosa de Camargo
Formado pela RGISI, em São Petersburgo – Rússia, como Ator de Teatro Musical especialista em Óperas. Solista na Academia de Jovens Cantores do Teatro Mariinsky (Rússia) 2011-2017. Estágio no Conservatório de São Petersburgo (Rússia) 2011-2014
Lucas Timóteo de Melo
Natural de Recife – PE. Em 2002, iniciou seus estudos de canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música sob a orientação da Drª Amarílis de Rebuá, onde permaneceu até o ano de 2012. Em 2010, ingressou no curso de Bacharelado/canto da UFPE sob orientação da Profª Márcia Rangel, e atualmente continua sua formação com o Prof Luiz Kleber. Começou a lecionar aulas de canto no ano de 2012, estagiou na Escola Municipal de Artes João Pernambuco até 2014; em 2015, passou a lecionar particularmente em seu espaço e em residências. Atualmente é professor de canto erudito e popular na escola BL Music. Tem participado do meio operístico de Recife desde 2009, destacou-se no papel de “Tamino” em A Flauta Mágica, de Mozart, no projeto “Presto Ópera” no teatro Sesi em João Pessoa – PB e em 2012, na montagem realizada no Teatro de Santa Isabel.
Estreou na Academia de Ópera e Repertório, sob a regência do Maestro Wendell Kettle, como solista na ópera A sessão da câmara de Villani – Côrtes em dezembro de 2016. Nesse local, vem solando até os dias de hoje várias outras óperas e peças como: O Contrato de casamento (Rossini), Rita (Donizette), Carmina Burana (Carl Orff), Leonor (Euclides Fonsêca), Pagliacci (R. Leoncavallo), O empresário (Mozart). Em 2021, ganhou o prêmio “Melhor Música Brasileira” no 1º Festival Bixiga Canta, e o 2º grande prêmio masculino no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.
Daiane Scales Cezário
Soprano, 31 anos. Em 2020, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde recebe orientação da soprano Marília Vargas, com quem desenvolve repertório e técnica vocal de soprano lírico e coloratura. Em 2018, ingressou na Academia de Ópera do Theatro São Pedro, onde debutou com o primeiro personagem “Frau Fluth” da Ópera “Die lustigen Weiber von Windsor”, de Otto Nicolai, e participou da estreia mundial da ópera “O Peru de Natal” como Tidinha, do compositor brasileiro Leonardo Martinelli. Também participou de concertos como solista no Theatro São Pedro executando trechos de óperas como “Carmen”, de Bizet, interpretando Fransquita, “Orfeo ed Euridice” de Glück, interpretando Amore e “Les contes d’Hoffmann” de Offenbach, interpretando Antonia. Como coralista, participou das óperas “Káťa Kabanová”, de Leoš Janáček, e “La Clemenza di Tito”, de W. A. Mozart.
Junto ao Coro Luther King, já executou a cantata “ Ich Habe Lust Abzuscheiden”, de D. Buxtehude, como solista; em Recitais no Brasil já cantou “Oh, se una volta sola…; Ah! Non credea Mirarti e Ah non Giunge”, da ópera La Sonnanbula de Bellini; “Caro Nome”, da ópera Rigoletto de G. Verdi; “Cachun le sait”, da ópera La fille du régiment de G. Donizetti, e “Et incarnatus est” da Missa em Dó Menor de Mozart.
Em janeiro de 2019 participou da aula junto ao conservatório Verdi em Milão cantando Musetta na ópera “La Bohème” de G. Pùccini. Também na Itália realizou concertos junto à Associazione Culturale Cantossospeso, cantando como solista “A Ceremony of Carols”, de B. Britten; “Requiem”, de W. A. Mozart; “Nulla in mundo pax sincera”, de A. Vivaldi. Como coralista, já cantou “Requiem” de G. Verdi e “Messiah” de G. F. Handel.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare