Connect with us

Geral

14ª edição do Concurso Estímulo para Cantores Líricos divulga vencedores

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas divulga nesta sexta-feira, 15 de outubro, os quatro vencedores da 14ª edição do Concurso Estímulo para Cantores Líricos, uma das seleções musicais mais concorridas do gênero no País. O concurso faz parte da programação do Mês Carlos Gomes, realizado durante os 30 dias de setembro, com o apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes.
Os vencedores são: Yangmei Hon Natalino, melhor voz feminina; César Augusto Rosa de Camargo, melhor voz masculina; Lucas Timóteo de Melo, melhor intérprete de canção de câmera de Antônio Carlos Gomes e Daiane Scales Cezário, melhor intérprete de ópera de Antônio Carlos Gomes.
Os dois vencedores na categoria melhor voz feminina e masculina receberão prêmios no valor de R$ 5.000,00 para cada um. Os dois na categoria melhor intérprete de canção de câmera de Antônio Carlos Gomes e melhor intérprete de ópera de Antônio Carlos Gomes receberão prêmios no valor de R$ 3.000,00 para cada um.
O objetivo do Concurso Estímulo para Cantores Líricos é incentivar e revelar jovens talentos artísticos no campo da música lírica, com idades entre 18 e 35 anos, além de contribuir para a divulgação das obras do compositor campineiro Carlos Gomes. Como no ano anterior, por conta da pandemia, o concurso foi realizado de forma virtual mediante o envio de vídeos dos candidatos.
Os vencedores
Yangmei Hon Natalino
Graduada e mestre em música pela UFMG. Iniciou seus estudos musicais no CEFART, da Fundação Clóvis Salgado. Vencedora do V Concurso para Jovens Solistas da OSMG e do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia. Participou do XXI Concurso y Festival Internacional de Canto Lírico de la Ciudad de Trujillo – Perú. Participou das montagens dos Réquiens de Mozart, Verdi, Fauré e Brahms; das óperas Bastião e Bastiana e Così fan tutte (Mozart); das óperas Gianni Schicchi e La Bohème (Puccini); da opereta A Noiva do Condutor (Noel Rosa); da Nona Sinfonia e da Fantasia Coral (Beethoven).
César Augusto Rosa de Camargo
Formado pela RGISI, em São Petersburgo – Rússia, como Ator de Teatro Musical especialista em Óperas. Solista na Academia de Jovens Cantores do Teatro Mariinsky (Rússia) 2011-2017. Estágio no Conservatório de São Petersburgo (Rússia) 2011-2014
Lucas Timóteo de Melo
Natural de Recife – PE. Em 2002, iniciou seus estudos de canto lírico no Conservatório Pernambucano de Música sob a orientação da Drª Amarílis de Rebuá, onde permaneceu até o ano de 2012. Em 2010, ingressou no curso de Bacharelado/canto da UFPE sob orientação da Profª Márcia Rangel, e atualmente continua sua formação com o Prof Luiz Kleber. Começou a lecionar aulas de canto no ano de 2012, estagiou na Escola Municipal de Artes João Pernambuco até 2014; em 2015, passou a lecionar particularmente em seu espaço e em residências. Atualmente é professor de canto erudito e popular na escola BL Music. Tem participado do meio operístico de Recife desde 2009, destacou-se no papel de “Tamino” em A Flauta Mágica, de Mozart, no projeto “Presto Ópera” no teatro Sesi em João Pessoa – PB e em 2012, na montagem realizada no Teatro de Santa Isabel.
Estreou na Academia de Ópera e Repertório, sob a regência do Maestro Wendell Kettle, como solista na ópera A sessão da câmara de Villani – Côrtes em dezembro de 2016. Nesse local, vem solando até os dias de hoje várias outras óperas e peças como: O Contrato de casamento (Rossini), Rita (Donizette), Carmina Burana (Carl Orff), Leonor (Euclides Fonsêca), Pagliacci (R. Leoncavallo), O empresário (Mozart). Em 2021, ganhou o prêmio “Melhor Música Brasileira” no 1º Festival Bixiga Canta, e o 2º grande prêmio masculino no 19º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.
Daiane Scales Cezário
Soprano, 31 anos. Em 2020, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, onde recebe orientação da soprano Marília Vargas, com quem desenvolve repertório e técnica vocal de soprano lírico e coloratura. Em 2018, ingressou na Academia de Ópera do Theatro São Pedro, onde debutou com o primeiro personagem “Frau Fluth” da Ópera “Die lustigen Weiber von Windsor”, de Otto Nicolai, e participou da estreia mundial da ópera “O Peru de Natal” como Tidinha, do compositor brasileiro Leonardo Martinelli. Também participou de concertos como solista no Theatro São Pedro executando trechos de óperas como “Carmen”, de Bizet, interpretando Fransquita, “Orfeo ed Euridice” de Glück, interpretando Amore e “Les contes d’Hoffmann” de Offenbach, interpretando Antonia. Como coralista, participou das óperas “Káťa Kabanová”, de Leoš Janáček, e “La Clemenza di Tito”, de W. A. Mozart.
Junto ao Coro Luther King, já executou a cantata “ Ich Habe Lust Abzuscheiden”, de D. Buxtehude, como solista; em Recitais no Brasil já cantou “Oh, se una volta sola…; Ah! Non credea Mirarti e Ah non Giunge”, da ópera La Sonnanbula de Bellini; “Caro Nome”, da ópera Rigoletto de G. Verdi; “Cachun le sait”, da ópera La fille du régiment de G. Donizetti, e “Et incarnatus est” da Missa em Dó Menor de Mozart.
Em janeiro de 2019 participou da aula junto ao conservatório Verdi em Milão cantando Musetta na ópera “La Bohème” de G. Pùccini. Também na Itália realizou concertos junto à Associazione Culturale Cantossospeso, cantando como solista “A Ceremony of Carols”, de B. Britten; “Requiem”, de W. A. Mozart; “Nulla in mundo pax sincera”, de A. Vivaldi. Como coralista, já cantou “Requiem” de G. Verdi e “Messiah” de G. F. Handel.

Geral

Prefeitura convoca 21 agentes de educação infantil aprovados em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, está convocando 21 agentes de educação infantil aprovados em processo seletivo simplificado. A convocação pode ser consultada na edição desta quinta-feira, 30 de novembro, do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial).

 

São vagas restantes da reunião realizada nesta segunda-feira, dia 29, e, para estas, foram chamados mais candidatos aprovados no processo seletivo realizado em 2019, cujo edital se encerra no dia 3 de dezembro e não poderá mais ser prorrogado.

 

A reunião para preenchimento destas vagas será realizada amanhã, dia 1º de dezembro, às 14h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.

 

Para a reunião, os convocados devem levar um documento de identidade original com foto. Caso esteja com sintomas gripais ou não consiga comparecer, o candidato deve indicar um representante legal para a escolha da vaga e este deverá apresentar uma procuração simples, datada e assinada pelo candidato, além da cópia do documento de identidade (do candidato) e o documento de identidade original do procurador. A ausência do candidato ou de seu representante legal implicará  perda dos direitos legais decorrentes do processo seletivo simplificado.

 

A Prefeitura já enviou um email aos 21 convocados com as informações sobre as vagas. Caso a pessoa veja seu nome no Diário Oficial, mas não localizou o email, deve enviar uma mensagem para o endereço eletrônico para a Coordenadoria de Concursos ([email protected]) e esta área encaminhará as informações novamente. É importante que a pessoa tire todas as dúvidas via email antes da reunião, para dar mais agilidade no processo de preenchimento da vaga.

 

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas ressalta também que, caso sobrem vagas, uma última convocação será feita na quinta-feira, dia 2/12. 

 

A previsão é de que as pessoas convocadas neste certame para agente de educação infantil comecem a trabalhar no início de 2022. O prazo do contrato é de até 12 meses.

 

Como complemento ao Diário Oficial, os candidatos aprovados em concursos públicos e processos seletivos também podem acompanhar as convocações e demais informações sobre os certames pelo link “Concursos e Empregos”, disponível no site da Prefeitura e no endereço (https://novo.campinas.sp.gov.br/secretaria/gestao-e-desenvolvimento-de-pessoas/pagina/concursos-e-empregos).  Na página, o candidato tem acesso às convocações já feitas, vagas aceitas ou recusadas e a relação completa de classificados.

 

Serviço

 

Convocação de agentes de educação infantil

 

Data da convocação: 30 de novembro

 

Onde conferir a convocação: Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

 

Reunião de preenchimento de vagas: 1 de dezembro, quarta-feira

 

Horário: 14h30

 

Local: Salão Vermelho do Paço Municipal (Avenida Ancheita, 200 – Centro – Campinas)

Continue Lendo

Geral

Trecho da rua Carlos Stevenson será interditado no sábado, 4 de dezembro

Publicado

em

Por

Por conta de uma obra de implantação de rede de gás realizada pela Comgás, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interditarão, totalmente, o tráfego de veículos em trecho da Rua Engenheiro Carlos Stevenson, no bairro Nova Campinas, no próximo sábado, 4 de dezembro.  

 

O bloqueio será no sentido bairro da via, no trecho entre a Rua Dr. José Ferreira Camargo e a Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado. Porém, haverá impactos na circulação do sentido oposto. O fechamento tem início às 8h e se estende até às 17h.  

 

A Emdec programou desvios distintos para garantir a circulação no trecho. Os motoristas que trafegam no sentido bairro deverão acessar a Rua Engenheiro Carlos Stevenson no contrafluxo (sentido Centro da via).  

 

Por conta desta dinâmica, os motoristas que trafegam no sentido Centro deverão seguir pela Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, na altura da Igreja Santa Rita de Cássia, contornando, na sequência, a rotatória que dá acesso à Rua Maria Conceição Franco de Andrade. Em seguida, deverão utilizar a Rua Odila Maia Rocha Brito para retornar ao trecho liberado da Engenheiro Carlos Stevenson.  

 

Os desvios também serão utilizados pelas linhas do transporte público coletivo que circulam na região. São elas: 211 (Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi) e 383 (Leroy Merlin via Planalto). O ponto de ônibus localizado em frente ao 2º Tabelião de Protesto não terá atendimento, no período da interdição. Os usuários deverão utilizar as paradas próximas.  

 

Agentes da Mobilidade Urbana vão sinalizar o local e orientar usuários do transporte público coletivo. Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play (sistema operacional Android) e App Store (sistemas operacionais iOS). Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. 

 

Por conta de uma obra de implantação de rede de gás realizada pela Comgás, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interditarão, totalmente, o tráfego de veículos em trecho da Rua Engenheiro Carlos Stevenson, no bairro Nova Campinas, no próximo sábado, 4 de dezembro.  

 

O bloqueio será no sentido bairro da via, no trecho entre a Rua Dr. José Ferreira Camargo e a Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado. Porém, haverá impactos na circulação do sentido oposto. O fechamento tem início às 8h e se estende até às 17h.  

 

A Emdec programou desvios distintos para garantir a circulação no trecho. Os motoristas que trafegam no sentido bairro deverão acessar a Rua Engenheiro Carlos Stevenson no contrafluxo (sentido Centro da via).  

 

Por conta desta dinâmica, os motoristas que trafegam no sentido Centro deverão seguir pela Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, na altura da Igreja Santa Rita de Cássia, contornando, na sequência, a rotatória que dá acesso à Rua Maria Conceição Franco de Andrade. Em seguida, deverão utilizar a Rua Odila Maia Rocha Brito para retornar ao trecho liberado da Engenheiro Carlos Stevenson.  

 

Os desvios também serão utilizados pelas linhas do transporte público coletivo que circulam na região. São elas: 211 (Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi) e 383 (Leroy Merlin via Planalto). O ponto de ônibus localizado em frente ao 2º Tabelião de Protesto não terá atendimento, no período da interdição. Os usuários deverão utilizar as paradas próximas.  

 

Agentes da Mobilidade Urbana vão sinalizar o local e orientar usuários do transporte público coletivo. Para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play (sistema operacional Android) e App Store (sistemas operacionais iOS). Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. 

Continue Lendo

Geral

‘Campinas Vacina Mais’ aplica 2.493 doses durante o final de semana

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 325 doses da vacina contra a covid-19 nos dois pontos de vacinação do “Campinas Vacina Mais” abertos no domingo, 28 de novembro. A ação visa imunizar pessoas de todas as faixas etárias sem agendamento. Durante todo o último final de semana foram aplicadas 2.493 doses da vacina em oito pontos de imunização. Desde o início das ações de vacinação sem agendamento, em 23 de outubro, foram aplicadas 13.408 doses.

 

 

Na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, profissionais do Centro de Saúde Tancredo Neves farão a vacinação dos alunos e trabalhadores da Escola Estadual “Maria Julieta de Godoi”, também como parte da ação “Campinas Vacina Mais”.  A imunização será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

A medida foi tomada depois que um levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) apontou que cerca de 23 mil alunos da rede estadual, com idade a partir de 12 anos, estão sem a primeira dose da vacina. Em relação à segunda dose, são cerca de 14 mil com a imunização incompleta.

 

 

Em Campinas, a cobertura vacinal de primeira dose dos adolescentes entre 12 e 14 anos é de 65,5%. Entre as pessoas de 15 a 17 anos, a cobertura é de 67,7%. Em relação à população adulta, a cobertura vacinal com uma dose é de 94% e completa é de cerca de 92%.

 

 

Documentos

 

Os menores de idade devem levar RG e/ou CPF e autorização assinada pelos pais ou responsável. Os adultos devem apenas levar o documento de identificação. No caso de segunda dose ou dose adicional é preciso levar, também, a carteira de vacinação.

 

 

Intervalo

 

Vacina da Pfizer – para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.

 

Vacina Astrazeneca – o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.

 

Vacina CoronaVac – o intervalo entre as doses da vacina CoronaVac é de quatro semanas.

 

Dose adicional – Pessoas a partir de 18 anos precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.

 

Agendamento

 

Independente do “Campinas Vacina Mais”, o agendamento para receber as vacinas contra covid-19 continua aberto.

 

A escolha do dia, horário e local pode ser feita no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Se houver dificuldade com o agendamento, é possível procurar o Centro de Saúde mais próximo da residência para fazer a marcação da dose pessoalmente.

Continue Lendo

Populares